PUBLICIDADE
padrao padrao
Biodiesel

Petrobras deverá ajudar a implantar o biocombustível na Nigéria


O Globo Online - 29 nov 1999 - 22:00 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

A Petrobras deverá exportar álcool para a Nigéria e prestar suporte técnico e comercial para a implementação do programa do combustível no país africano. As medidas estão previstas em um memorando de entendimento assinado pela companhia brasileira com a estatal nigeriana NNPC (NIgerian National Petroleum Corporation (NNPC), segundo informou a Petrobras nesta quinta-feira.

O início da mistura do álcool na Nigéria está previsto para o primeiro trimestre de 2006 com a venda do produto pela estatal brasileira. Entretanto, o memorando estabelece que a Petrobras deverá dar suporte para a produção da matéria-prima e do álcool no país africano, assim como prestar assessoria na elaboração da mistura da gasolina com o biocombustível. Também está previsto no documento a assessoria técnica na área de biodiesel para a NNPC.

De acordo com a Petrobras, o mercado nigeriano, em uma primeira avaliação, tem um consumo potencial de 3 milhões de litros de álcool combustível por dia, "o que demonstra a dimensão para o desenvolvimento da produção e comercialização do produto.

A Petrobras já realiza parceria com a NNPC desde o ano 2000 na área de exploração e produção de petróleo na região do delta do Rio Níger. A Petrobras informou que realizará uma programação de seminários para a capacitação de técnicos sobre o assunto na Nigéria e o primeiro deles está sendo realizado nesta semana em Abuja, capital do país.