Faça sua Assinatura
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Promoção
Iniciar arrow Notícias arrow Para presidente, uso da mamona não morreu

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Para presidente, uso da mamona não morreu

Imprimir E-mail
quinta, 21 agosto 2008 . O Globo   
Revista BiodieselBR
Assinar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ontem fazer do biodiesel uma tábua de salvação para o semi-árido nordestino. Ao inaugurar a segunda usina de biodiesel da Petrobras, em Quixadá, no Ceará, ele admitiu problemas na produção de biocombustíveis, mas reclamou das críticas e disse que a mamona não está descartada como matéria-prima do produto, como havia admitido a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Segundo as novas especificações da ANP para o biodiesel, o óleo de mamona, muito viscoso e com risco de entupir os bicos injetores dos motores, precisará de aditivos.

Bastante aplaudido por uma platéia lotada de sertanejos e militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Lula disse que o biodiesel vai dar impulso à agricultura familiar e tirar o sertão de três séculos de atraso: — Queremos transformar esse programa numa tábua de salvação para uma parte empobrecida do país. É a grande oportunidade que nós temos de desenvolver uma parte deste país que há 300 anos é conhecida como a mais miserável, o semi-árido nordestino.

Lula demonstrou irritação com as críticas à produção de biocombustíveis. Ao defender o uso da mamona, acusou parte da imprensa de torcer contra a idéia, embora a própria ANP tenha considerado a oleaginosa inadequada: — Esses dias, eu vi uma matéria dizendo que a mamona tinha fracassado no Brasil. Nem começamos ainda a dar uma dimensão industrial para o biodiesel através da mamona, porque tem muita pesquisa para melhorar a qualidade da semente.

Mas aqueles que não acreditam no programa já começam a dizer que não vai dar certo. Lula admitiu que a produção de biodiesel enfrenta problemas. Mas pediu paciência e comparou o governo a uma mãe que, aos poucos, aprende a criar um filho: — Nós tivemos problemas. Como o programa é novo, ele comporta todo e qualquer problema, porque nós estamos consertando. Isso é como uma criança. A mãe vai aprendendo a cuidar do filho em função das coisas que ele faz todo santo dia.

O presidente arrancou aplausos ao dizer que a soja, mais forte nas regiões Sul e CentroOeste, não pode ser usada como principal matéria-prima para o biodiesel, já que seu preço varia de acordo com os humores da Bolsa de Chicago. Diante de pequenos agricultores que usavam chapéus de palha e camisetas do MST e da Contag, Lula pediu apoio dos militantes para fiscalizar a aplicação de verbas públicas e corrigir possíveis erros na condução do programa: — Se a gente consertar agora, pode ser um programa maravilhoso.

Se a gente deixar ele andar errado, pode estar plantando um monstrengo.
A nova usina de biodiesel da Petrobras tem capacidade para produzir 57 milhões de litros por ano. A Petrobras investiu cerca de R$ 100 milhões no projeto. Uma terceira usina será inaugurada em Montes Claros (MG).

Bernardo Mello Franco

Textos Relacionados:

Revista BiodieselBR
Comentarios (1)add comment

Barnabé da Silva Moraes :

Mamona
Eu não gosto do PT, não sou politico, mas concordo com o comentário do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Porque no Brasil, quando um seguimento começa a se destacar surge os aproveitadores, no vaco utilizando a força da midia para impor uma nova semente. Não sou contra o avanço tecnológico, tem que existir novas sementes, mas nunca devemos matar as que ja existem e sim melhorar sua genética.
 
26.08.2008 - 08:09
Votos: +0

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Manual de Biodiesel

Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais

Comentários

Enquanto isso a Paraiba....  Sinceramente nao acredito que se possa produzir bi...
Parabéns!  Isso é o pode se chamar de inteligência. Ao invn..
De trás, traz por fora... Japa!  Palpite furado. Informe-se melhor, onde os japones...
outros interesses  Acho que existem outros interesses por traz de tod...
Clap...Clap...Clap  Tem toda a razão Rita !Assino embaixo.
profesor de maquinaria agricola ,supervisor...  Estamos experimentando con nuestros alumnos de nue...
biodiesel de esgoto  Parabéns Dr. Luciano Basto Pelo seu grande e ma...
Embrapa  Concordo com a opnião apresentada no que diz resp...
Selo dissociado  Eta! ô selinho difícil meu ! Há alguns anos fi...
CATABRÁS  Daqui a pouco, iremos ter um novo monopólio da Co...
Mais comentários...

RSS Feed