Faça sua Assinatura
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Promoção
Iniciar arrow Notícias arrow Petrobras estuda construção de usina que vai produzir 300 milhões de litros por ano

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Petrobras estuda construção de usina que vai produzir 300 milhões de litros por ano

Imprimir E-mail
quinta, 31 julho 2008 . Agência Brasil   
A Petrobras Biocombustível já estuda a construção de uma nova unidade com capacidade de produzir cerca de 300 milhões de litros por ano, volume que chega a ser  quase o dobro da produção prevista para as três usinas que entram em operação até o final de agosto, com produção total de 171 milhões de litros de biodiesel por ano.

A informação foi dada com exclusividade à Agência Brasil pelo presidente da subsidiária, Alan Kardec. Segundo ele, as três primeiras unidades - Candeias (BA), com capacidade de produção de 57 milhões de litros por ano e já em operação;  Montes Claros (MG) e Quixadá (CE), ambas com a mesma capacidade de produção – foram as únicas com volume de produção relativamente pequeno em comparação às demais.

“Nós trabalhamos para chegar a 2012 produzindo quase 1 bilhão de litros de biodiesel por ano. Esse é um volume significativo e ambicioso. Por isso mesmo, estamos estudando a construção de unidades maiores. Inclusive já há em estudo a construção de uma quarta unidade com capacidade para produzir cerca de 300 milhões de litros por ano. Seguramente não haverá, portanto, mais unidades de produção com a capacidade dessas três primeiras que entrarão em operação até agosto”.

As três unidades que a Petrobras ativará até o final de agosto exigirão investimentos de R$ 295 milhões e com previsão de gerar trabalho e renda para 55 mil agricultores familiares, contratados para fornecer a matéria-prima.

A usina em Candeias, considerada “um marco na história da Petrobras”, foi inaugurada na terça-feira (29) e é o primeiro passo para levar a estatal a se tornar o maio produtor nacional do biocumbustíveis.

Nielmar de Oliveira

Revista BiodieselBR
Comentarios (10)add comment

Mario :

Papo furado
Não adianta construir indústrias se não há matéria-prima...
 
31.07.2008 - 17:08
Votos: +0

Telmo Heinen :

Insistência
"Eles" parecem insistir mesmo neste negócio de planejar o fracasso.

No Brasil o fracasso nem sempre é obra do acaso. É conseqüência de meses ou até, anos de planejamento.
Parece que tem mais um em andamento, sendo planejado. Falta contemplar algum outro Estado nordestino. Façam suas apostas entre AL, SE, PE, PB, RN e PI...

Lá por 2010/11 quando alguém achar isto aqui na Busca pelo GOOGLE, vai rir sozinho... quer apostar ?
 
31.07.2008 - 17:42
Votos: +0

Wilson de Oliveira :

Não adianta construir indústrias se não há matéria-prima...
Mas se tiver os primos? Os cunhados, os cucunhados etc. coisa & tal... Vai ter matéria prima a vontade!!!
 
31.07.2008 - 19:09
Votos: +0

Wilson de Oliveira :

Façam suas apostas entre AL, SE, PE, PB, RN e PI...
Façamos nossas apostas, façamos nossas preces e, para os devotos do padre Cícero Romão Batista que façam suas promessas no sentido que não só os Estados do Nordeste venha a ter suas fábricas, mas cada estado da Federação deverá ter a sua. Cada município, também, deverá ter um posto de recebimento de óleo bruto. Nas associações, aliás, em cada associação deverá ter uma prensa para esmagamento dos grãos. Isto é bem fácil de chegar, pois é o que acontece no momento com a Apicultura.

A criação de abelhas aqui no Piauí é explorada por pequenos apicultores atrelados em associações. Em cada associação existe uma casa destinada a receber as melgueiras; os próprios associados é quem realizam a desoperculação dos favos, centrifugação do mel e decantação. No final do mês o carro do Entreposto do Mel e Cera de Abelha recolhe toda a produção das Associações. Com essa providência se elimina despesa diária com o transporte das melgueiras para o Entreposto, localizado na sede do município.
No dia marcado as quantidades maiores são recolhidas pelo carro do próprio Entreposto de Mel e Cera de Abelha. Já as quantidades menores são trazidas pelos associados nos carros dos feirantes, no dia da feira coletiva do município.

Vocês já imaginaram se só existisse um Mega Entreposto de Mel lá na Capital do Piauí?

Não deve ser diferente na exploração de Biodiesel. Seria de bom alvitre, ao meu modo de pensar, que, aproveitando o ensinamento das abelhas, partíssemos para a instalação de fabriqueta com esmagador de grãos para extração do óleo em cada associação. A Mega Indústria passaria a recolher óleo de todos os municípios agregados a ela. Se o percentual de óleo na Moringa é de apenas 42%, por que gastar com o transporte de 68% de bagaço para o fim do mundo?
Wilson de Oliveira
Patamuté Consultoria Ltda
 
31.07.2008 - 21:07
Votos: +0

arlindo porto :

Quebradeira geral
Se a PETROBRAS realmente construir uma usina para 300 mil metros cubicos por ano podera acontecer tês coisas:
1) A mais provavel é que nao consiga abastecer/operacionalizar tão cedo. Não tem oléo no mercado sobrando, então o preço do oléo de soja vai disparar. Temos grãos que são exportado in natura, de forma criminosa.
2) Caso venha a resolver o problema de suprimento de oléo e esta usina se localize num dos estados do nordeste que ainda não tem usina da PETROBRAS, vai inviabilizar a existencia das usinas do Maranhao, Piauí e Ceará (Brasil Ecodiesel) e a da própria PETROBRAS localizada no Ceará.
3) caso venha a ser localizada no sul ou centro oeste do pais, onde seria mais facil o abastecimento com oléo de soja, vai quebrar muitos pequenos produtores de biodiesel (até 50 mil metros cubico) que acreditaram que a PETROBRAS não monopolizaria este mercado.
Uma usina deste porte, no atual estagio do programa de biodiesel so faria sentido se fosse para exportação, e então teria que rodar com um oléo barato e abundante (palma ou pinhao manso por plantar) . Observe que falei por plantar e teriamos que esperar no minimo quatro anos. Não tem jeito vamos ter que apelar para a soja novamente.
Uma pergunta no ar: criticamos muito os EUA por fabricar etanol de milho o que concorre com alimentação. Qual a diferença neste caso em que fabricamos uma quantidade de biodiesel muito grande com oléo de soja? Também estamos concorrendo com alimentos? ou não mister LULA?
 
4.08.2008 - 22:52
Votos: +0

nailon meneghetti :

petrobras morta de fome
gostaria de saber porque a petrobras tem que se meter nesta historia de biodiesel? Para monopolizar tambem este segmento de mercado, e depois vender o produto ao preço que bem entender? Fora petrobras va procurar petroleo na lua.
 
5.08.2008 - 07:06
Votos: +0

Missao Tanizaki :

...
Isso é outro Tiro no PÉ ! ? ! ? ! ? ! ? ! ? ! ? !
 
5.08.2008 - 08:03
Votos: +0

José Rembrandt Fontes de Aquino :

Biodiesel-Usinas
Alguns estão ficando ricos com a fabricação das tais usinas para fabricação do biocombustível, que ficarão sucateadas. Virarão lixo.
Não tem matéria prima.
O nosso Presidente vai na onda dos seus ministros e assessores e nos faz embarcar em uma "canoa furada", com a história do biodiesel.
O Poder Público não tem dinheiro, porque o dinheiro é do contribuinte que mantém toda essa esquisitice, que paga altos impostos para experiências sem o devido estudo aprofundado.
Ciência e tecnologia são coisas sérias e que não rendem frutos a curto prazo e a conta está chegando todos os dias para pagarmos. Impostos e mais impostos.
Estamos sufocados e os governantes matando a " galinha dos ovos de ouro", a classe média, que sustenta todos os erros governamentais.
É uma pena!
 
5.08.2008 - 08:29
Votos: +0

Washigton :

...
Nã adianta sio fazer usina de biodiesel tem q ter materia prima suficiente para suporta a demanda.
A materia prima ta muito cara para o produdo biodiesel so vai tomar prejuizo.
e não pense q é facil fazer biodiesel de qualquer materia prima! pra vc chegar a qualidade do biodisel é muito dificil.
 
5.08.2008 - 13:27
Votos: +0

JOÃO JOSÉ RODRIGUES BONFIM-EX-GERENTE DA CRATEUS ALGODOEIRA S/A.- CRATEUS - CE. :

BONFIM CRATEUS,DIZ PRECISAMOS TER MATÉRIA PRIMA SUFICIENTE DE MAMONA E GIRASSOL E DENDÊ.
BONFIM CRATEUS,DIZ,Concordo com você meu caro WASHINGTON,para a petrobrás constuir a maior usina de biodiesel do pais,com 300 milhões de litros ao ano precisa ter matéria prima para suportar a grande demanda saturado,isso é uma grande ambição dessa grandiosa e incopetente PETROBRÁS,que pelo o que vejo não conhece nada de biodiesel,quando dá para construir uma usina de biodiesel em uma
cidade,como QUIXADÁ,que ném tém água e ném plantio de MAMONA,só porque o prefeito da Cidade é do
PT do LULA.

BONFIM CRATEÚS
RORAIMA.
 
5.08.2008 - 14:44
Votos: +0

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Manual de Biodiesel

Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais

Comentários

Favorecendo os grandes  Com as mudanças quem deve levar vantagem são as ...
Estratégia para o 12º leilão  Mudar as regras no meio do jogo prejudica um dos p...
Mais que contábil  Willian, você está certo que a capacidade de of...
E o setor agrícola?  Aqueles que acompanham o PNPB não tem dúvida da ...
A oferta será 20% maior  Caro william, você está equivocado. Com a alter...
Aumento contábil de capacidade de produçn..   O anunciado aumento de capacidade é apenas aritm...
O mercado ainda é promissor  A despeito dessas notícias, vindas da Alemanha - ...
 Pode até ser que em Irati a maior usina do mundo ...
Valdemar:  Vejo o que foi apresentado pelo senhor já não é...
Sinal Verde  Nosso pLANETA é o semáforo que leva o universo s...
Mais comentários...

RSS Feed