Lula vai inaugurar dia quatro a usina de biodiesel de Floriano
Com a inauguração da Usina de Biodiesel serão criados empregos no município de Floriano. A usina envolve investimentos na ordem de R$ 10 milhões e vai produzir 90 mil litros de biodiesel por dia
O engenheiro mecânico responsável pela instalação da Usina de Biodiesel em Floriano, o chileno Víctor Hugo disse ontem que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vai inaugurar a fábrica no dia 4 deste mês.
Segundo ele, o cerimonial do Palácio do Planalto ainda não comunicou à Brasil Ecodiesel o horário da solenidade de inauguração. Victor falou que os técnicos da empresa estão trabalhando 24 horas por dia para garantir a instalação de todas as máquinas para que a produção de biodiesel seja iniciada na próxima quarta-feira.
Victor Hugo afirmou que a usina, que envolve investimentos na ordem de R$ 10 milhões, vai produzir 90 mil litros de biodiesel por dia. Segundo ele, o volume de produção prevê o tráfego de 8 a 10 carretas por dia em Floriano fazendo transporte de óleo de mamona e de biodiesel para os principais centros consumidores do produto. A adição de biodiesel ao diesel ainda é opcional, mas a partir de 2008, a mistura de 2% do produto será obrigatória nos postos de combustíveis em todo o país.
De acordo com o engenheiro Victor Hugo, a usina de biodiesel de Floriano é a maior do Brasil e a primeira do país de grande porte que vai operar com o uso de óleo de mamona. Instalada numa área de 10 hectares e com tecnologia automatizada, a fábrica tem 15 tanques com capacidades variadas de armazenamento, que vão de 45 mil, 100 mil e 300 mil litros de biodiesel.
A usina vai gerar inicialmente 70 empregos diretos em Floriano. Existem vários funcionários de fora, mas, segundo Victor, a grande maioria da mão-de-obra que fará a indústria funcionar será selecionada, ainda neste mês, entre os moradores do município pelo setor de Recursos Humanos da Brasil Ecodiesel. Ele falou que haverá a seleção de pessoas para vagas de vigilantes, serviços gerais e para área de escritório.
Com a inauguração da usina, a produção de mamona nos municípios piauienses vai quintuplicar, avalia Victor Hugo. Para não deixar a fábrica ociosa, já que o Piauí ainda não produz mamona em quantidade suficiente para o abastecimento, Floriano vai receber óleo de mamona produzida em vários estados do Norte e Nordeste, entre eles Sergipe, Maranhão e Bahia. Está sendo estudada ainda a instalação de uma fábrica de esmagamento de mamona em Floriano para aumentar a oferta de matéria-prima para a usina.
“A instalação da usina de Floriano representa a fixação do homem no campo. Com este empreendimento, vai circular no Piauí novo dinheiro, novas frentes de trabalho e novas tecnologias. Há a expectativa de que, com o início de funcionamento da usina, novas indústrias de fabricação de sabão e de glicerina, por exemplo, vão se instalar no Estado, gerando mais empregos”, observa Victor.
Para facilitar o acesso da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula à sede da usina, a prefeitura de Floriano e o governo do Estado iniciaram o asfaltamento da estrada que liga a cidade ao bairro Nossa Senhora da Guia, onde fica a fábrica. Victor falou que a usina pode operar com outros tipos de óleos vegetais, mas a prioridade é para o óleo de mamona para que seja valorizado o “capital humano da agricultura familiar e o homem do campo”.


.gif)

