Faça sua Assinatura
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Promoção
Iniciar arrow Notícias arrow Estudo questiona adição de 2% biodiesel ao diesel

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Estudo questiona adição de 2% biodiesel ao diesel

Imprimir E-mail
segunda, 18 fevereiro 2008 . Envolverde/Agência Chasque   
Revista BiodieselBR
Assinar
O percentual de 2% de biodiesel ao óleo diesel proposto pelo governo federal não contribui de forma significativa para a redução dos gases de efeito estufa. Uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) mostra que ainda são escassos os benefícios trazidos pelos biocombustíveis, especialmente o derivado da soja.

A autora do estudo, a pesquisadora Magaly Fonseca, explica que a adição de apenas 2% de biodiesel é insuficiente para reduzir os poluentes liberados pelos combustíveis fósseis. De acordo com ela, seria preciso misturar, no mínimo, 50% ao óleo diesel para diminuir o impacto do aquecimento global.

“Qualquer coisa que ajude a diminuir os poluentes que afetam o meio ambiente são ganhos, mas não são tão significativos em quantidade como se fosse uma mistura muito maior. Quanto maior for o volume da mistura ou de adição, maiores são os benefícios”, diz.

A produção de biocombustíveis a partir da soja traz ainda outra preocupação. O processamento do biodiesel gera vários subprodutos, entre eles a glicerina bruta. Atualmente, são produzidas entre 14 e 15 mil toneladas do produto por ano, e quase todo esse volume é consumido pelo mercado nacional. No entanto, a projeção é de que, com o crescimento da produção de biodiesel, sejam geradas 55 mil toneladas de glicerina, sem que ainda haja um destino certo para esse excedente.

Outra conclusão do estudo é de que a produção de biodiesel de soja não auxilia na inclusão social, pois proporciona poucos postos de trabalho. Enquanto são necessárias 245 pessoas em cem hectares de tomate e 113 para lavoura de uva, cem hectares de soja empregam apenas dois trabalhadores. A planta industrial para fabricação do biocombustível também oferece poucos empregos, apenas 12. Na avaliação da pesquisadora, o governo precisa repensar os incentivos a esse modelo de produção.

“A soja é uma cultura altamente mecanizada e excludente, ela não gera empregos. O biodiesel de soja não contribui para solucionar os problemas sociais, econômicos, ambientais e estratégicos do país”, conclui.

Por Patrícia Benvenuti

Revista BiodieselBR
Comentarios (9)add comment

Telmo Heinen :

Inocente
Chegou à conclusão de uma coisa óbvia, que todo mundo já sabia...!
 
18.02.2008 - 11:41
Votos: +0

Mario :

...
A pesquisadora não fez a lição de casa. Se tivesse feito ume revisão, descobriria que a adição de 20% de biodiesel ao óleo diesel mineral já reduz significativamente a poluição. "No mínimo, 50%," é uma insensatez. "Quanto maior a mistura, maiores os benefícios" também é uma bobagem. Sabe-se que o consumo específico aumenta na proporção da mistura e, no final, não há biodiesel para tanto.
 
18.02.2008 - 12:01
Votos: +0

Paulo R.S. :

Alerta
Mario, o objetivo eu acredito que tenha sido alertar para a necessidade de misturas maiores. E analisando o contexto, hoje é isso que precisamos

E por que não há biodiesel não quer dizer que não devemos incentivar percentuais mais elevados. E sem dúvida quanto maior a mistura maior são os benefícios ambientais.
 
18.02.2008 - 12:08
Votos: +0

Ananias Baracuhy :

biodiesel X mistura 2%
Quando a pesquisadora falou em maior pescentágem de mistura, maior os benefícios,ela falou do óbvio,a questão de se ter 2% iniciais é uma dependência de maior quantidade de bioóleo disponível e que sabemos que teremos que ralar muito,não vai aparecer óleo vegetal no mercado na base do grito.Precisamos plantar muito as plantas que têm vocação oleíferas tais como:pinhão manso,cambre,dendê,babaçú,macaúba etc...
O óleo de soja está nessa apenas para se iniciar o programa,a soja com apenas 20% de teor de óleo não é a planta indicada para ser a matriz do biodiesel...ela é a planta oleoginosa mais plantada razão pela qual ela está no topo do uso mas a médio prazo teremos que ter plantas oleoginosas bem cultivadas e produzindo para sermos viáveis no programa.
 
18.02.2008 - 12:32
Votos: +0

Pimpolho :

...
Acredito q para o bom desempenho de um programa apenas e' preciso comecar,...... ai virao as criticas, possiveis solucoes para os erros, recomendacoes e congratulacoes. O Brasil esta vivendo mais um momento muito especial perante o mundo inteiro. A obrigatoriedade de 2% de biodiesel ja e' um grande passo e coloca o Brasil em evidencia.
O uso da soja como principal materia prima e devido a sua abundacia e a aceitacao do mercado internacional.
2% nao tras muito benefeicio ao meio ambiente, mas ja e' uma tentativa de fazer meio ambiente melhor.


Gostaria de ter a oportunidade de colocar um assunto em questao: O que voces acham desse tal de leilao? Voces acham certo a Petrobras controlar esse eminente mercado?

Obrigado pela atencao!
 
18.02.2008 - 13:09
Votos: +0

Ken Araújo :

Estudo questiona adição de 2% biodiesel ao diesel
Entendo os pontos apresentados pela pesquisadora Magaly Fonseca, mas gostaria de alavancar alguns pontos:
1) qto mais usarmos o BioDiesel será menor a poluição (ela falou mas colocou em dúvida);
2) qto mais produzirmos a matéria-prima para produz o BioDiesel maior será o nível de emprego no campo (melhor será se aumentarmos a área plantada e não trocarmos o destino dessa matéria-prima como é o caso da soja); e
3) o uso de BioDiesel no Brasil ajuda o país a diminuir a importação de petróleo (e de Diesel), comcumitantimente, gera produto em Reais e não gasta em Dólares (isso ela não levou em consideração).
 
19.02.2008 - 18:45
Votos: +0

pedro ross :

Adição de 2% de biodiesel no oleo diesel
Adição de 2% de biodiesel no óleo diesel é como nada , não traz nada de especial não faz diferença alguma, essa pesquisa a gente ja sabia.
Acho que deveríamos ter nas bombas dos postos de combustíveis cada tipo de combustível separado exemplo: gasolina amarela pura , gasolina álcool ; álcool ; diesel; diesel biodiesel; e Biodiesel puro.
Recursos renováveis são coisa de futuro, já temos tecnologia , materia prima e uma imensa área de plantio.
Enquanto existir fonte de petróleo no mundo, os americanos não estão preocupados por enquanto, Lá além do petróleo eles tem energia atômica, hidrogênio.
 
21.02.2008 - 10:49
Votos: +0

Marcus Vinícius Ivo da Silva :

Eficiência
Discussão de pontos de vista. Inicio com um agradecimento ao idealizador deste espaço para comentários.

Quando analiso qualquer questão de otimização, seja energética, seja de qualidade, seja social, entre outras, penso inicialmente no parâmetro eficiência. Assim, se reduz desperdícios (o maior dos males!). Gosto do conceito "fazer certo da primeira vez" da Qualidade. Isso requer conhecimento, estudo, planejamento etc.

Daí, o uso racional de energia deve ser baseado na eficiência (no caso do biodiesel): da origem da matéria-prima (vegetal, animal, residual etc.), do transporte dessas matérias-primas, dos processos de obtenção do combustível, do motores (frota antiga), do modo de transporte de cargas e passageiros (cadê os investimentos nas ferrovias, hidrovias e rodovias) etc.

Pode-se pensar também sobre os impactos da cadeia do biodiesel sobre problemas ambientais, econômicos, sociais, geopolíticos etc. Parece-me que estas são questões para a coordenação (governamental) do programa. Mas devemos discutí-lo, nos informarmos, eleger pessoas que tenham essa visão... e que tenham o esclarecimento necessários para conduzir tal programa.

Recentemente, noticiou-se a instalação de uma megausina de biodiesel da Petrobrás, que é uma empresa séria e altamente competitiva, pois tem grande capacidade de desenvolver tecnologias (leia-se recursos humanos!). Como se já não bastasse o H-Bio, agora, uma tecnologia que dispensa o processo de esmagamento do grão para extração do óleo.

As universidades, que são a fonte de profissionais para a Petrobrás, mostram seu poderio de pesquisas e tecnologias também. Um ótimo exemplo disso veio da notícia de pesquisadores da UFRJ (cita-se o Dr. Cláudio Mota) desenvolveram um processo para o aproveitamento da glicerina (transformando-a em propeno) na gasolina. É certo que a demanda de diesel é maior do que a de gasolina. Mas a idéia é reduzir desperdícios (ex.: uso exagerado de caminhões), diminuir a necessidade de lançar na atmosfera carbono tirado do subterrâneo e por aí vai...

Eficiência energética é a primeira alternativa.
 
21.02.2008 - 11:17
Votos: +0

Luiz Claudio :

Exposição
Parabenizo o companheiro Marcos Vinicius pela exposição.
 
21.02.2008 - 18:59
Votos: +0

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Manual de Biodiesel

Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais

Comentários

Enquanto isso a Paraiba....  Sinceramente nao acredito que se possa produzir bi...
Parabéns!  Isso é o pode se chamar de inteligência. Ao invn..
De trás, traz por fora... Japa!  Palpite furado. Informe-se melhor, onde os japones...
outros interesses  Acho que existem outros interesses por traz de tod...
Clap...Clap...Clap  Tem toda a razão Rita !Assino embaixo.
profesor de maquinaria agricola ,supervisor...  Estamos experimentando con nuestros alumnos de nue...
biodiesel de esgoto  Parabéns Dr. Luciano Basto Pelo seu grande e ma...
Embrapa  Concordo com a opnião apresentada no que diz resp...
Selo dissociado  Eta! ô selinho difícil meu ! Há alguns anos fi...
CATABRÁS  Daqui a pouco, iremos ter um novo monopólio da Co...
Mais comentários...

RSS Feed