PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Empresa vai instalar fábrica de biodiesel em Feira de Santana


Gazeta Mercantil - José Pacheco Maia Filho - 29 nov 1999 - 22:00 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

A Bahia atrai novos investimentos em biodiesel. Depois da francesa Dagris, Petrobras e a Brasil Ecodiesel, a empresa Orbitrade investe no estado, que é o maior produtor de mamona do Brasil, com a instalação de uma indústria de produção de biodiesel no município de Feira de Santana.

Nos planos da corporação constam também uma unidade de extração de óleo de mamona e uma fábrica piloto de produção de biodiesel, na cidade de Ourolândia. O investimento total é de R$ 40,5 milhões. A previsão é de que os empreendimentos entrem em operação no primeiro semestre de 2007.

Empresa formada por empresários e executivos do mercado de agronegócio e alguns fundos estrangeiros de investimento, a Orbitrade pretende produzir noventa milhões de litros do biocombustível por ano na indústria de Feira de Santana. A fábrica vai aproveitar toda a variedade de oleaginosas disponíveis no estado para a produção do biocombustível, como o algodão, soja, dendê e girassol. A expectativa é de geração de 400 empregos diretos e 1.200 indiretos.

Testes de qualidade

A unidade extratora de óleo de mamona de Ourolândia terá capacidade de esmagar 90 mil toneladas de bagas de mamona por ano, resultando na produção de 45 mil toneladas de óleo vegetal e a mesma quantidade de torta, que poderá ser utilizada como adubo.

O empreendimento deverá fomentar a produção agrícola na região, compreendendo uma área cultivada de aproximadamente 70 mil hectares e beneficiando diretamente cerca de 3.500 famílias de pequenos agricultores na região de Ourolândia. A unidade piloto de produção de biodiesel deste município servirá para realização de testes de qualidade do produto final. A extratora e a planta piloto de Ourolândia devem gerar 250 empregos diretos e 750 indiretos.

Além da ampla variedade de oleaginosas aptas à produção do biocombustível, o estado baiano oferece o Probiodiesel Bahia. O programa, segundo o secretário de CT&I da Bahia, Rafael Lucchesi, conta com um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento da cadeia produtiva.

Para Lucchesi, a Bahia é um celeiro de plantas oleaginosas, que são as matérias-primas do biodiesel. "Temos essa vantagem competitiva que favorece o desenvolvimento da produção de biodiesel no estado", diz. Na avaliação dele, a atividade econômica favorece os pequenos produtores, criando sustentabilidade para a agricultura familiar. "A idéia é estimular a agricultura familiar, o que é extremamente representativo e caracteriza este investimento também como um programa social", afirma.