PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

'É um biodiesel de picanha', brinca Lula na inauguração de usina


O Globo e Folha de S. Paulo - 21 ago 2007 - 13:13 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de inaugurar uma usina de biodiesel em Lins, interior de São Paulo, pertencente ao grupo Bertin, um dos maiores frigoríficos brasileiros.

Na usina do grupo Bertin, de R$ 42 milhões de investimentos, Lula conheceu a técnica para extrair combustível a partir da gordura bovina. Segundo ele, "revolucionária".
Ao contemplar um frasco com o produto, Lula brincou. Primeiro, disse "aqui jaz um boi", com o conteúdo na mão. Depois, arrancou gargalhadas dos empresários e dos ministros que o acompanhavam ao "batizar" a produção como "biodiesel de picanha".

Para produzir o biodiesel a partir da gordura bovina, a usina do grupo Bertin precisa de 300 toneladas de sebo bovino por dia. A usina tem capacidade para produzir 110 milhões de biodiesel, o que dá 18% de toda a demanda nacional. Inicialmente, o biodiesel será usado para mover os caminhões da frota do frigorífico e o restante será colocado no mercado nacional de biodiesel.

Lula está acompanhado dos ministros Miguel Jorge (Desenvolvimento), Reinhold Stephanes (Agricultura) e Dilma Rousseff (Casa Civil), além do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, e do deputado Ricardo Berzoini, presidente nacional do PT.

Tags: Bertin