Faça sua Assinatura
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Participe da Conferência BiodieselBR 2008
Iniciar arrow Notícias arrow Biodiesel arrow Biodiesel caseiro, a R$ 0,50 o litro, é o combustível do futuro no Reino Unido

As usinas de biodiesel do Brasil

Ficha detalhada de cada fábrica do Brasil (com informações de contato).

Biodiesel caseiro, a R$ 0,50 o litro, é o combustível do futuro no Reino Unido

Imprimir E-mail
quarta, 14 maio 2008 . BiodieselBR.com   
Revista BiodieselBR
Assinar
Motoristas trocam os postos de gasolina por restaurantes para produzir biodiesel em casa.

Venda de equipamentos para as pessoas produzirem seu próprio 'biodiesel' dispara no Reino Unido e disputa pelo óleo de cozinha usado aumenta.

O texto acima é apenas uma breve introdução. Para ver esta página completa clique aqui e seja assinante.
Restante exclusivo para assinantes. Seja Assinante BiodieselBR
Já é assinante? identifique-se no alto desta página.

Textos Relacionados:

Revista BiodieselBR
Comentarios (17)add comment

julio spínola disse:

  O consumo de biodiesel de um caminhão somente é de cerca de 1000 litros em uma viagem de RJ ao Nordeste. Se um restaurante dispuser de 3 litros por dia de óleo usado, precisariam de 330 restaurantes para abastecê-lo em uma só viagem. Quanto custaria o recolhimento de todas estas sobras num transito caótico e lento de nossas cidades? E, além disso, quantos mil restaurantes seriam necessários para uma só empresa de ônibus funcionar? Uma só transportadora com cem caminhões precisaria de quantos restaurantes para mantê-la rodando 10 viagens de 2400 km por mês? Seriam necessários 11000 restaurantes somente para uma transportadora média, com 100 caminhões. Imagine o combustível e trabalho para se recolher o óleo usado de 11000 restaurantes!!!
É só uma curiosidade que em pouco tempo cai no desânimo e esquecimento.
Vomos, sim, é plantar cana e dendê e babaçu, que são 8 a 10 vezes mais produtivos do que os óleos vegetais.
Como denunciei no começo do projeto COMIDA-DIESEL, ESTE PROJETO ERA SOMENTE PARA DESAFOGAR O EXCESSO DE PRODUÇÃO DOS BLAIRO MAGGIS DA VIDA e seus agrobusiness.
Vejam o resultado:
Ó OLEO DE SOJA, NO ESPAÇO DE DOIS ANOS, JÁ AUMENTOU DE R$1,90 A LATA PARA ATÉ MAIS DE R$4,00 NAS GÔNDOLAS DE SUPERMERCADOS.
Os empresários do Oleo-soja não querem aumentar a produção, por isto não pensam no dendê que é um excelente óleo vegetal para frituras, permite marganrinas vegetais SEM HIDROGENAÇÃO, como também é altamente produtivo. O que interessa mesmo é PRODUZIR POUCO PARA VENDER CARO e não, produzir muito para se vender por preço justo.
Já disseram que a economia é a ciência da administração da escassez. Eu digo mais:
NÃO SÓ DA ADMINISTRAÇÃO DA ESCASSEZ COMO DA PROMOÇÃO DA ESCASSEZ.

QUEM LEU DITADURA DOS CARTÉIS, DE KURT MIROW SABE MUITO BEM DISSO.
Alguns economistas bem intencionados já declararam que o problema da Àfrica, por exemplo, não é como produzir mais comida para se acabar com a fome.O problema é o povo africano e alguns da Ásia terem dinheiro para comprar comida.
No ano passado, convencerem os pobres agricultores de Irecê, uma paupérrima região do Nordeste,de que sua redenção seria plantar mamona. Pois bem, produziram muita mamona e na hora de vender só conseguiram R$26,00 a saca. No entanto, quem comprava esta mamona vendia depois seu resíduo(torta de mamona) até por R$ 37,00/40,00 a saca para adubo.
MAIS UM CONTO-DO-BIODIESEL, NÃO DO VIGÁRIO.
Enquanto os pesquisadores encontram novas maneiras de produzir em abundância os economistas passam seus dias e noites pensando em COMO CRIAR DIFICULDADES PARA VENDER FACILIDADES.
1

19.05.2008 - 13:28

Telmo Heinen disse:

  Caro Julio Spinola, eutambém não sei de onde os "poetas" em geral tiram estas idéias mirabolantes de enormes quantidades de óleo usado em frituras.

Acredita que no DF (Brasilia), na cidade satélite de Ceilândia o Governo local está construindo uma Fábrica para fazer biodiesel a partir de 50.000 (Cinqüenta mil) litros de óleo de fritura usado ?

Pois é, diz que pesquisaram o mercado...

Você acha que quando o óleo está caro, o pessoal continua fazendo frituras do mesmo jeito ?
Com tantos gordos e gordas (Obesidade) hoje em dia, as doenças coronárias, mortes por infarto do miocárdio e por AVC (Derrame), é justo que as pessoas continuem comendo tanta fritura ?

Pois é, até por questão de saúde pública é bom que os óleos vegetais fiquem bem caros para que seu consumo menor cause menos doenças e menos gastos nos hospitais públicos...

O que mais se vê hoje em dia é gente pobre, "gorda" - ui, que vergonha! Estão se alimentando errado, na base de frituras, batatinha frita de boteco (SAQUINHOS), bolachas e coca-cola.

O óleo estava muito barato. Ainda bem que subiu!
2

19.05.2008 - 22:52

Michelle Cristtiane Nunes disse:

  Caro Telmo Heinen, concordo que a publicidade deveria também salientar os males do consumo exagerado de gorduras. Mas sejamos sinceros, com um pouco de esforço será fácil comprar o óleo de cozinha e fazer aquelas deliciosas guloseimas, o que talvez possa funcionar é informar a população menos informada dos males que uma gordura pode fazer em sua vida.

Diria mais, quem possui uma condição econômica mais favorável não vai deixar de ir ao seu restaurante preferido e comer seus pratos suculentos em gordura porque o valor do óleo subiu, ou iriam?

Talvez a idéia de se construir uma fábrica para produzir o Biodiesel não seja tão desfavorável, se pensarmos a longo prazo em seus benefícios, como por exemplo na sua utilização racional, que mesmo em baixa demanda de alguma maneira este óleo deve ser tratado para retornar à natureza, e para isso será muito útil essa fábrica.

Devemos pensar mais nos benefícios que teremos em reutilizarmos este óleo, mas não de uma maneira fácil de se ganhar dinheiro ainda mais sobre todo o trabalho daquele que o produziu. O retorno virá sim a longo prazo com o nosso meio ambiente mais limpo e menos poluindo, e quem sabe com uma população mais conciente de seus deveres e direitos.
3

20.05.2008 - 09:06

Leonaro Calissi disse:

  Discordo de vocês em quase tudo que falaram...

Talvez seja porque sou economista? talvez, mais se analizarem por outro angulo;

A produção a partir do oleo usado pode ser viavél sim. Hoje existem empresas que recolhem oléo queimado, de carros, motos e etc em oficinas mecanicas. A coleta não é feita todos os dias, e sim em datas especificas, após a empresa (restaurante etc..) acumular uam quantidade significativa, geralmente naqueles tambores de 200 litros.

É importante tambem salientar que não existe apenas restaurantes que fazem esses desetos,em todas as cidades existem empresas especializadas em cozinha industrial, fabricantes de batata frita (industrializada mesmo, tipo rufles) Fabricas de salgados que entregam prontos em cantinas e restaurantes.

Portanto, existe muita fonte de oleo usado passivel de ser coletada que não necessáriamente precisa ser coletada todo dia e em quantidades pequenas, só é necessário fazer uma logistica adequada para viabilizar o negócio.

Quer um exemplo bobo, um feirante que vende pasteis, gasta em média 20 litros de oleo por feira, o que deve sobrar é metade disso. Se ele fizer 5 feiras por semana (quata a domingo) ele junta 50 litros. são 100 litros em 1 mês. quantos vendedores de pasteis temos nas cidades? de coxinha? de batata e como citei de diversas outras coisas que empregam o óleo.

Acredito que isso não é uma solução, mais é uma alternativa para pequenas quantidades e tambem para ajudar ao meio ambiente visto que esse óleo vai ter novo aproveitamento.

O problema do brasileiro é que só sabe pensar grande, é zóião.

diversas pequenas industrias podem resolver muitos problemas regionalemnte e ter um grande impacto nacional. Produzir atravez do óleo de fritura, não é a solução para resolver os problemas do pais, mais pode resolver alguns problemas e funcionar em determinadas areas onde o insumo é ofertado.

Se partimos do mesmo prassuposto que vocês é o mesmo que querer fazer energia elétrica apenas atrtavéz de hidrelétricas. Como resolvemos isso onde não é possivel ou viavel uma hidrelétrica? instalamos uma usina eólica, termelétrica, de fusão, a carvão, a oleo, nuclear, soalr, ou qualquer outra que inventem, pois precisamos adequar a necessidade a oportunidade, e fazer com que seja tudo aproveitado da melhor forma.

Outro grande problema do brasileiro é que tudo se compara a europa. Na europa, o povo é mais inteligente, mais educado e muito mais racional. alem do que os paises la, são estados aqui, e é muito mais facil resovler problemas em lugares pequenos e com poucas pessoas.

Temos que trabalhar a idéia com dimenssões continentais, e por isso, acreditoq ue pequenas iniciativas podem fazer a diferença.


Quanto ao comentario do Telmo, referente as pessoas estarem ficando gorda e sobre a saude e etc, soh tenho a lamentar pois acredito que foi um comentario muito infeliz.

analizemos como um todo, e não apenas olhando para os próprios umbigos....
4

20.05.2008 - 23:15

Jose Paraiso disse:

  Leonardo Calissi meus parabens pelos comentarios acima, concordo nos minimos detalhes só lamento que não tenha lido no dia 14/05 pois estava viajando, mas de qualquer maneira parabens!!!!
5

28.05.2008 - 19:59

Rafaele Boch disse:

  Telmo meu caro, o senhor foi muito infeliz na sua colocação eu fico até triste com estes comentários absurdos que passam por nós. Um conselho meu caro amigo: Vai ler um bom livro e melhorar sua cultura.!!!
6

29.05.2008 - 15:40

Natanael Paulino disse:

  Quero parabenizar a todos que colocam seus comentários nesse espaço. Creio que o que os brasileiros precisam é opinar mais. Abandonar a inépsia que se abateu sobre nós no período pós 64.
Gostaria de sugerir aos colegas que se manifestem pela da falta de ação das autoridades constituidas acerca da amazonia. Iinescrupulosos destroem nossas matas e rios, roubam nosso ouro e outros tesouros em todos os cantos do Brasil. Enquanto isso, nossos funcionários públicos - aqueles a quem pagamos caro para cuidar de nosso patrimônio só pensam em seus "direitos adquiridos", aposentadorias, soldos e outras benesses.
Só para se ter uma ideia de absurdo: As Forças Armadas contam com setecentos mil homens que comem, moram e vestem às nossas custas, abarrotam quarteis, praticando ordem unida e jogando futebol, enquanto nossas fronteiras estão abandonadas. Não acham que todo esse contingente deveria estar guardando nossas riquezas? Afinal de contas tambem pertencem aos seus filhos e netos.
Recentemente ouvi um senhor dizer que se aposentara após trinta anos de serviço militar. Perguntei-lhe: Que serviço? Prestado a quem?
7

3.06.2008 - 23:29

toakiuai disse:

  Pessoal, sei q para muitos parece até conto de fadas, Reino Unido fazer biodiesel proprio, mas não se impressione, é verdade sim, pq la a o pais é muito mais populoso que o estado de Sao paulo, e ai, é execiso a quantidade de óleos de frituras escoado nos esgotos... e assim exite este insentivo a produçao propria de biodiesel. SAO PAULO, ja existe industrias que recolhem óleos a algumas ate pagam pra retitar, quando alguem resolve pagar é porque ha falta de produto no mercado. Lá tem muito excesso... No caso do brasil, a saida inicial é incentivar a construçao de prensas caseira pra ganhar dinheiro com óleos essenciais e ampliar o conhecimento,...e plantaçao de oleaginosas,.. eu tenho um modelo prensa caseira muito ideal para iniciar a extraçao de óleos, caso se interessem entre em contato claudio7cesa@gmail.com

Abraço.

claudio
8

4.06.2008 - 19:09

Thiarllen Yuri disse:

  Natanael Paulino, pelo que vejo você nunca pisou num quartel pra saber porque os militares se aposentam aos 30 anos de serviço, porque se trabalhar mais que isso tendem a ficar loucos devido a pressão do sistema militar... 24 horas de serviço... 7 dias por semana.. 365 dias por ano, nao importa se estar de ferias ou de folga, a qualquer hora poderá ser chamado ao serviço. Ja pensou deslocar 700 mil militares para as regioes de fronteiras.. aja dinheiro. Os quarteis que vc vê por ai que como voce diz estao abarrotados, existem para sua segurança, em pontos estrategicos. Caso tenha uma guerra? Como o Brasil iria se defender sem homens prontos para lutar? E essas riquezas que pertencem aos seus filhos e netos, os militares dão a vida para proteger enquanto vc senta no sofá e assiste TV. Não culpe quem nao tem culpa, vc deveria cobrar é dos politicos que vc elegeu, foi delegado poder a eles para que possam agir em favor da população.
Nos demais comentarios eu concordo com o CALISSI.
9

6.06.2008 - 14:07

aedutra disse:

  Aprecio as bôas discussões.Formado em economia "fraquinha" (será que tem alguma boazinha por aí ????) , tenho vergonha de me dizer "economista" Mas por circunstâncias da vida,sempre exerci funções - conquistadas no braço e na competência - ligadas à economia - como gerente de banco de investimentos,por exemplo.TAmbém fui militar, como voluntário da FAB,adolescente, durante dois anos no Parque da Aeronáutica de SPaulo, como soldadinho de classe alguma, na minha mais vergonhosa,triste,decepcionante,acachapante,humilhante.indisciplinada experiência da minha vida. Minha NOssa !!!!, que tempo perdido da minha juventude de julho/55 até junho/57.
Tôda minha sabedoria militar resumiu-se em um único e solitário tiro de fuzil modêlo 1915,ou teria sido mais moderno.De 1917, quem sabe...
Agora: alvo de canhão eu fui várias vezes. Fiquei noites a fio sentado,debaixo de frio e chuva em intermináveis madrugadas, atrás de uma metralhadora ponto 50,apontada para o quartel do CPOR,na colina da Casa Verde,alí nos fundos do Pq.de Aeronáutica de Sao Paulo .Não tinha menor idéia de como carregar e disparar aquele espingardão.Também ninguém nunca me perguntou...Além disso,lá em cima no quarte do CPOR l,havia um monte de canhões que não precisavam nem apontar.Era só deixar apoiado no muro e disparar,que todo o parque iria para o beleléu.Bem muita gente ainda se lembra daquelas guerrinhas, entre o Exército de uma lado e Aeronautica do outro.A Marinha,sempre servia de balança.Prá onde ela ia o lado felizardo ganhava,e tudo terminava em pizza.Como as Cpis de hoje.
Porém,reconheço a necessidade das fôrças armadas para o Pais.Qualquer país.Olhem que Obama nem foi eleito e já mandou recados dizendo que temos que nos convencer que a Amazônia não é nossa.É da humanidade (dos americanos - dizendo mais clarinho).
Acho que o amigo lá encima exaqgrou; Setecentos mil homens é demais.Ha mais de 15 anos,com meus
ouvidos um comentário de um general, que o Exercito precisava aumentar,em muito seus 400 mil homens ,daquela época,claro.
Precisamos sim de Exército,com generais e oficiais sarados,dinâmicos,longe de cabinetes e ar condicionado, com soldados especificamente soldados - profissionalizados, muito bem pagos,com nível intelectual de no minimo terceiro grau,especializado com todo o tipo de armas de última geração, veículos de transporte e locomoção de grande mobilidade,carros anfíbios com dispositivos de foguetes e misseis,modernos sistemas de visão, localização,e radio comunicação,visão infra-vermelho,capazes de em questão de minutos chegarem a seus alvos em missões de dissuazão ou de combate..E, sim, espalhados por essta imensa fronteira, e não em1quarteis à beira mar,e nos centros das cidades.Vamos vender este valioso patrimônio urbano, e transformá-los em campos de treinamento,e modernisação de equipamentos.
Vamos expulsar estas centenas de falsas ongs.Vamos educar nosso índios e inserir em suas mentes,o sentimento de brasilidade,pátria e confederação.Torná-los membros do clube Brasil.E não extermina-los com doenças e falsas crenças religiosas.Estas eles já possuem,muito mais verdadeiras do que as que lhe pretendem incutir estes evangelicos de araque.
Puxa como fui longe.Perdoem os amigos.Mas tudo isto foi para dizer que êste não é o local adequado,para discutir sobre fôrças armadas,religião e filosofia.
Mas podemos xingar os políticos ladrões.Isso pode.Não prestam mesmo.
Mas vamos nos dedicar a este assunto,instigante e intrigante,que se traduz em economia, em políticia,em adiministração e planejamento de curto,médio e longo prazo, do bio combustível.Vamos falar mais de pinhão manso,também.Está meio esquecido.E aqui no Nordeste,vejam só,somente o girassol vem sendo recomendado e incentivado pela Petrobrás...é.l.Vai subir de preço aos foguetes.O oleo de soja de cozinha sempre custou entre 60 e 80 centavos de dolar.Hoje custa dois dolares e meio....Vamos discutir , aprender e tornar realidade o bio diesel com produtos como pinhão manso,e outros ,vegetais,não comestiveis que estão por aí nêste Brasil gigante.
Gratos pelo tempo que me deram.
aedutra
Sergipe
10

9.06.2008 - 22:29

Sae Eng. disse:

  Caro julio spínola,

Lá na Europa existem carros á diesel!! coisa que no brasil não tem!!
Esse texto refere a pessoas que tem carro a diesel e não caminhoneiros!

Sae Eng.
11

10.06.2008 - 10:32

Oswaldo Costa Pinto disse:

  Concordo com o Leonaro Calissi. Devemos pensar pequeno,"assim nasce uma empresa e se cresce devagar e com sustentabilidade". Hoje sou produtor rural.(Não sou Fazendeiro, pois este tem outro enfoque). Como produtor vejo o biodiesel como uma grande oprotunidade para esta classe. Medios e pequenos produtores( atraves de uma cooperativa ou associação) , poderiam produzir sua propria soja. A cooperativa produziria o biodiesel e repassaria aos associados. o sub produto ou a torta de soja seria transformada em farelo se soja (por sinal de otima qualidade) e esta farelo poderia ser utilizado na engorda de bois, na pecuaria leiteira, na suinocultura,no frango de corte, etc,etc.
A tecnologia existe , nao é tão cara e está disponivel.
Devemos lembrar que a soja é uma leguminosa, que fixa nitrogenio no solo, o que diminuiria a aquisição de adubos nitrogenados(feitos a partir do petroleo) e melhoraria a produção de outras culturas como milho ou pastagens.
Esta proposta é muito pequena para a realidade do Pais, mas se houver um piloto e este fosse viavel economicamente, esta proposta seria "esparramada" no Pais entre os pequenos e medios produtores.
Cabe somente um gestor desta ideia. Em escala o resultado seria significativo. Cabe lembrar que os beneficios não seriam somente para os produtores, pois o Pais TODO ganharia. Como???
Em uma propriedade rural o consumo de Biodiesel não é somente para maquinas agricolas. Poderia ser utilizado para irrigação, otimizando as terras com o cultivo consorciado entre soja e milho(ou outra graminea) , liberando assim terras para Silviculturas(plantação de arvores).
O Biodiesel poderia ser utilizado na produção de energia eletrica, reduzindo assim o consumo de energia no meio rural e dimuindo despesas hoje existentes na manutenção das linhas eletricas.(roubo de cabos, perdas eletricas pela distancia, motores monofasicos mais caros que os trifasicos etc).
Poderia diminuir o exodo rural, fixando os produtores em suas propriedades. Tendo transporte barato , eles inverteriam o processo.Poderiam morar nas Fazenda e os filhos iriam diariamente estudar nas cidades.
Bem isto são somente alguns itens escritos agora, sem muito estudo, somente para que os participantes "olhassem" outras oprotunidades.
12

10.06.2008 - 11:00

JOSÉ CARLOS DEBONA disse:

  Criei o habito de efetuar a leitura de todos os comentários, mas hoje decidi também comentar:
Primeiro - elogiar a iniciativa de todos os que efetuaram manifestações, acima, sendo elas apropriada ou até mesmo fora de foco, por que?, sempre quando saímos da inércia somos forçados a tentar externar nossos conhecimentos/vivencia de forma que toda e qualquer manifestação só vai enriquecer ainda mais o assunto abordado, mesmo com seus desvios.
Segundo - Amazônia - Muito interessante falar e deveríamos nos preocupar mais, conhecer melhor essa região é dever de todos aqueles que querem e precisam se manifestar com autoridade e precisão em relação as pessoas que habitam essa região e que necessitam sobreviver, porem, sobreviver com dignidade como nas demais regiões do nosso Brasil, é lógico que devemos criar mecanismos eficazes e urgentes para evitar que ela se torne por meios legais (ONG'S) terras de ninguém, quer dizer, terras do mundo e não brasileira, que seria lastimável.
13

10.06.2008 - 12:44

julio Sovinski disse:

  Com destaques cada vez mais interessantes no setor de biodiesel, já estou desenvolvendo projetos de que agora burocraticos mas futuramente muito lucrativos..
Parabéns para todos aqueles que defendem que o Brasil é o futuro das nações..
Em breve na internet a monografia mais completa sobre o assunto que estou desenvolvendo...
14

10.06.2008 - 14:49

Orlando Serrou Camy Filho disse:

  Parabéns a todos que se preocupam com o Brasil, somos muito grandes e com grandes problemas, mas estamos amadurecendo politicamente (ainda).
Há muitas informações desencontradas por ai e, por isso, devemos ponderar sobre o que vimos e ouvimos, para não termos preconceitos seja com o exército ou com os gordinhos.
Parabéns por mostrarem que o biodiesel é mais que combustível. Este produto tem alcance muito além das fábricas e, sendo assim, provoca discussões acaloradas no Pais inteiro, afinal temos matéria prima em todos os rincões (menos no Mar). É bom produzirmos combustível "ecológico", mas é bom cuidarmos do desperdício doméstico também; o óleo descartado deverá ser boa fonte futura, embora seja pequena em volume; servirá como sustentação de uma campanha maior de conscientização.
Peguem leve com o Telmo, ele é apenas pragmático. Temos muito a aprender com ele. Sobre biodiesel é claro.
Bom estudo a todos.
15

10.06.2008 - 22:44

Armando Ortiz Escauriza disse:

  Todo o entorno do Río Paraguay, Pantanal do Mato Grosso, baixo Chaco Paraguayo e Da Argentina ate 500 Km ao Sul da fronteira com Paraguay e o área de crecimiento da ´palma Karanday, so no Paraguay temos 65000 km de palmeiras.Igual atres veces a puperficie sa soya.
O fruto tem 10% ate 13% de oleo a mais de 35% de proteinas no expeller remanente do prensado.
Considerando que os tres paises sdao produtores de carne o produto es totalmente viavel com un enorme potencial para incrementar a venda de carne bovina y mano de obra gerada pela coleita contribuindo a disminuir a probreza no país.
So no Paraguay podería gerar un crescimento de Us$ 500.000.000.- no PIB
16

11.06.2008 - 14:14

heliowanderley disse:

  com a gasolina custando para nós R$ 2,68 o litro e o custo deprodução girando em torno de o,50 centavos e claro que esse biodiesel é uma brincadeira A revista època nºl96 de l8 de fevereiro de 2002 mostra para o brasil e o mundo a inresponsabilidade como o homem publíco trata o nosso povo, a epidemia da dengue foi prevista pelo ministro Dr.Adib Jatene,criaram o imposto sobre o cheque, comeram o dinheiro e hoje os nossos irmaõs brasileiros morrem sem assistência médica com um mau que deveria ser imputado ao Ilmº Dr.Sr.Fernando Henrique ex-presidente e presidente atual pois a saúde e educação continuam na UTI. já disseram que este país não é serio, e uma verdade.quanto ao biodiesel basta o Brasil comprar combustível a venezuela lá gira em torno de o,68 centavos o lirto de gasilina. em l996 o brasil era quase autosuficiênte em trigo, mais o governo fez uma negociata com Argentina e quebrou os produtores brasileiros levando ao abandono a cultura do trigo e hoje produzimos perto de 25% dá mais lucro levar o agricultor a miseria ; em quanto algumas ficam ricos importando o trigo do pão de cada dia ,com taxas ,impostos, diferença de impostos e muitas outra mazelas que o brasileiro bem conhece
17

11.06.2008 - 22:28

Escreva seu Comentario

busy
 

Comentários

quero plantar presiso de ajuda  boa noite quem vos fala é um jovem pioneiro em ...
 A Argentina prosperando e fortalecendo o Mercosul ...
bonfim crateús fala sobre o plantio de gir...  bonfim crateús diz,meu caro amigo,ultra competent...
ANSIOSOS PELO SERVIÇO NA CAPITAL DE SAO PA...  Numa cidade/capital como a minha, com tantos milho...
Desafio funesto  Encarar um desafio destes é uma missão "perdida"...
Girassol  Caro Bonfim, eu gostaria de ver algum relato seu s...
Novas ?  Cara pálida, novas para quem ? Desde que caminham...
Perenes  Sempre apostei nas culturas perenes para a finalid...
Fome  Nenhuma planta produz a contento se estiver sob fo...
BONFIM CRATEÚS,DIZ SR.TELMO HEINNEN QUE TA...  BONFIM CRATEÚS,DIZ,A Leucena é uma leguminosa pe...
Mais comentários...

RSS Feed