Faça sua Assinatura
  Mapa das Usinas de biodiesel 2009
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Catálogo do biodiesel 2010
Início arrow Notícias arrow ANP defende venda livre de biodiesel no mercado

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

ANP defende venda livre de biodiesel no mercado

Imprimir E-mail
sexta, 15 agosto 2008 . Folha Online   
Catálogo do Biodiesel 2010
Comprar
A ANP (Agência Nacional do Petróleo) já vê espaço para que a venda de biodiesel comece a ser flexibilizada no mercado. Atualmente, todo o volume é comercializado por meio de leilões, como os que estão sendo realizados hoje e amanhã.

Os dois leilões de biodiesel prevêem a venda de 330 milhões de litros, que suprirão o mercado de outubro a dezembro. Foram leiloados 264 milhões de litros nesta quinta-feira, com preço médio de R$ 2,60 por litro, deságio de 0,59% sobre o proposto.

Para o superintendente de abastecimento da agência, Édson Silva, o mercado está desenvolvido de forma suficiente para que parte do biodiesel já possa ser negociado livremente entre os diferentes agentes. Uma outra parte continuaria sendo leiloada. Ele considerou satisfatório o resultado do leilão desta quinta-feira, e considera que os 66 milhões de litros previstos para o novo leilão de amanhã serão negociados.

"O mercado de biodiesel, já com a adição de 3% de óleo vegetal, estará abastecido no restante deste ano", afirmou.

A Petrobras comprou o volume negociado de 20 diferentes produtores. A maior parte do biodiesel --mais de 80%-- é oriunda da soja, cujo preço vem oscialndo nas últimas semanas, mas ainda encontra-se em alta no mercado internacional. É justamente por causa da soja que Silva pede mais cautela sobre a possibilidade de já se elevar o percentual de biodiesel vendido no país.

"Existe capacidade instalada para que se aumente a demanda de biodiesel, mas acho que é apropriado no curto prazo, justamente pela dependência da soja, cujo preço está variando muito", avaliou, lembrando que as empresas disponibilizaram 347 milhões de litros para o leilão, mas o edital limitava a venda em 264 milhões de litros.

Silva disse que aprova a forma como o governo está ampliando a participação do biodiesel no mercado, de forma gradativa. Desde 1º de julho, todo diesel vendido no Brasil tem, obrigatoriamente, 3% de biodiesel em sua composição.

CIRILO JUNIOR

Textos Relacionados:

Revista BiodieselBR
Comentarios (1)add comment

Richard Fontana :

Comercialização livre no mercado de biodiesel no Brasil.
Ref.: ANP defende venda livre de biodiesel no mercado.

Está aí um ponto de vista que deveria efetivamente ser adotado no Brasil.

Porém alguns cuidados devem ser levados em consideração, a exemplo de controle rígido de especificação e qualificação do produto a ser comercializado, pois caso contrário, iremos ver no contexto biodiesel o que sucede em muitos casos com o alcool hidratado combustível e até mesmo com a gasolina e sua aditivação com o alcool anidro, pois o biodiesel possuí a possibilidade de que possa ser adulterado com o próprio oleo vegetal "in natura" ou com gorduras de qualquer origem.

A exemplo do que sucede no mercado retalhista de gasolina e álcool, onde existe a possibilidade de se solicitar teste de qualidade na própria área de abastecimento, se teria então que haver possibilidade de efetuar testes análogos ao biodiesel, e um dos parâmetros de fácil verificação seria a densidade e a viscosidade, recursos de testes estes simples e baratos, pois quaisquer alterações no produto especificado ou qualificado, estes dois parâmetros teriam plenas condições de demonstração.

Nos EUA o mercado de biodiesel é livre e qualquer pessoa ou empresa que o produza, pode vendê-lo, porém para obter um selo de garantia de especificação tem que se submeter a um longo período de produção e comercialização - cerca de 12 anos consecutivos -, além de ter que disponibilizar amostragem para que um organismo fiscalizador possa então expedir tal certificação.

Porque não implantar algo parecido no Brasil?

Usinas biodielizadoras de médio e grande porte necessitam investimentos muito altos, e operar e apenas na dependência de leilões é algo muito arriscado para a atividade empresarial. E se na ocorrência de leilões e que são promovidos apenas em alguns períodos do ano, não se conseguir colocar a venda o que se produziu? O custo de estocagem e a disponibilidade física para esta estocagem é algo, que se praticado por longo período, poderá inviabilizar qualquer investimento.

Londrina, 15 de Agosto de 2008 - 14:23 horas.

Richard Fontana
Diretor de Tecnologia
Fone (43) 3328 7000 - fontana@austenbio.com.br
AustenBio Tecnologia em Biodiesel.
 
15.08.2008 - 14:32
Votos: +0

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais

Comentários

sentimento  Caro amigo Quando se fala em energia não se esque...
Quem diria.....  Será que meu bisavô um dia imaginou que uma pess...
 o desfexo final de um evento de pesquisa no Brasil...
Julio César  Prezado Júlio César. Minha intenção não foi ...
conteúdo  Os comentários estão iguais às mamonas do norde...
Mais comentários...