PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

“O Brasil é o país dos biocombustíveis”


Isto É Dinheiro - 17 jul 2012 - 10:37

Franck Turkovics, gerente-geral de motores da PSA Peugeot Citroën, é considerado um dos maiores especialistas no desenvolvimento de carros movidos a combustíveis vegetais. Para ele, o País tem tudo para avançar nos estudos e criar tecnologias que possibilitem motores ainda mais limpos.
 
Franck-Turkovics copyPor que investir em biocombustível se já existe motor elétrico?
Ainda é muito cedo para afirmar que o futuro da indústria automobilística está nos motores elétricos. Existem vários desafios que precisam ser vencidos até que a eletricidade seja capaz de atender às demandas do consumidor. Por enquanto, os combustíveis de origem renovável, como o diesel de base vegetal, são uma alternativa importante para a indústria e o meio ambiente.
 
O aumento da produção de alimentos não compromete o setor?
Os biocombustíveis não concorrem com os alimentos. Estamos desenvolvendo estudos que já possibilitam a produção de biodiesel de soja, de milho, de mamona e até de algas marinhas. Ou seja, essa indústria não precisa depender de apenas uma cultura agrícola para crescer.
 
Como o Brasil pode se beneficiar com isso?
De várias formas. O Brasil é o país dos biocombustíveis. Nosso centro de desenvolvimento global de biocombustíveis  fica no Brasil, prova do potencial local. Foi aqui que desenvolvemos o primeiro motor híbrido a diesel. Se houver interesse de todos, o Brasil será uma potência em biocombustíveis.

por Hugo Cilo 
Colaborou: Bruna Borelli