PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Diesel renovável

Petrobras vai fornecer diesel R5 para a Volvo


BiodieselBR.com - 24 ago 2023 - 16:51

A Petrobras anunciou hoje (24) ter chegado a um acordo com a Volvo para o uso do seu diesel R – seu combustível que já sai da refinaria com um percentual renovável. Pelos termos da parceria, a montadora vai passar a usar o produto em sua fábrica de caminhões e chassis em Curitiba (PR).

O combustível será fabricado na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), também no Paraná, e vai conter pelo menos 5% de óleos e gorduras de origem renovável em suja composição. Esse material é coprocessado juntamente com correntes de petróleo diretamente nas instalações de refino.

Pelas contas da Petrobras, a fração renovável emite 60% menos gases do efeito estufa do que o diesel fóssil.

A tecnologia de coprocessamento já está presente em 4 dos complexos de refino da Petrobras. Além da Repar, as refinarias de Canoas (RS), Betim (MG) e Cubatão (SP) já forma autorizadas a fabricar o produto. Somadas, as autorizações expedidas pela ANP até o momento, já permitem que a petroleira estatal fabricasse o equivalente a 1,12 milhão de m³ de seu diesel renovável por ano.

A expansão da produção do diesel R faz parte do projeto de biorrefino no qual a Petrobras pretende investir até US$ 600 milhões nos próximos anos. Esse valor inclui a construção de uma biorrefinaria dedicada à produção de diesel verde na mesma área da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão.

A petroleira vem buscando cultivar um mercado para seus novos produtos. Em novembro do ano passado, foi concluído uma série de testes de campo com o diesel R em parte da frota de ônibus urbanos de Curitiba.

Além desses acordos comerciais, a Petrobras já fez gestões junto do governo federal para incluir seu diesel coprocessado no mandato do biodiesel quanto para a criação de um mandato específico.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações Agência Petrobras