PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Basf inaugura fábrica de metilato de sódio nesta segunda-feira


BiodieselBR.com - 03 fev 2012 - 14:25 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

Está marcada para esta segunda-feira (dia 06) a cerimônia de inauguração da unidade de produção de metilato de sódio – principal catalisador usado no processo de fabricação do biodiesel – que a Basf está construindo no município paulista de Guaratinguetá. As usinas brasileiras de biodiesel deverão ser o principal mercado para o produto.

A construção da fábrica havia sido anunciada em dezembro de 2009 como parte de um conjunto de investimentos no valor de € 200 milhões que o grupo industrial de origem alemã estava fazendo para expandir suas operações na América do Sul.

Com capacidade produzir até 60 mil toneladas ao ano, a unidade de Guaratinguetá é a segunda fábrica de metilato de sódio pertencente ao grupo empresarial – a outra fica na Alemanha.

A concorrência entre as grandes empresas do setor químico para abocanhar uma fatia do mercado de metilato de sódio na America do Sul tem sido feroz. Além das duas unidades da Basf, em setembro passado a Evonik iniciou as obras de uma fábrica do produto na Argentina e a DuPont se esforçou bastante – mas sem sucesso – para conseguir manter funcionando uma unidade que operava para a JBS.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com