PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

MT: São José do Rio Claro pode ter usina de biodiesel


24HorasNews - 23 jun 2007 - 07:53 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

O prefeito Massao Paulo Watanabe e Geraldo João da Costa, da Biopantanal reuniram-se na Câmara dos Vereadores, para a viabilização de uma usina de biodiesel em São José do Rio Claro.
    
     Com uma usina quase finalizada em Poconé, Costa explicou que busca parceiros para fazer o mesmo na cidade, já que um atual investimento apenas por parte da empresa seria impossível neste momento.
    
     Segundo sua exposição, a Biopantanal apenas faria a transformação do óleo já extraído em biodiesel e não a parte de moenda, que necessitaria de outra tecnologia.
    
     Questionado pelos representantes do legislativo e membros da sociedade sobre qual seria o produto a ser explorado, Costa lembrou que o girassol e o pinhão manso seriam uma ótima opção.
    
     “Estou aqui como investidor e acredito que podemos utilizar a produção dos assentados neste trabalho”, frisou.
    
     A produção de biodiesel tem uma conotação muito importante na geração de empregos primários, isto é, a produção de matérias primas, e a instalação de uma usina em São José do Rio Claro beneficiaria centenas de pequenos produtores.
    
     Alguns presentes sugeriram o cultivo do amendoim para a extração de óleo apontando a fragilidade do girassol às condições climáticas e lembraram do caroço de algodão como fonte preciosa para este possível empreendimento.
    
     “O fato é que precisamos começar de algum ponto já que este tipo de investimento leva certo tempo para dar um retorno”, explicou Massao.
    
     Além da geração de empregos, um dos benefícios diretos com a implementação de uma empresa de biodiesel está na circulação de dinheiro dentro do próprio município que além de produzir seu combustível, também seria o principal comprador.
    
     Massao pediu para que Costa preparasse um estudo mais detalhado sobre a possível atuação da Biopantanal em São José do Rio Claro e que uma segunda reunião fosse marcada o quanto antes para que empresários e interessados no setor pudessem ser consultados.