PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Mercado clandestino de biocombustível preocupa companhias


Agência Estado - 18 mai 2007 - 07:25 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

A presidente da BR Distribuidora, Graça Foster, admitiu nesta quinta-feira, 17, que existe uma forte preocupação das grandes companhias de distribuição com o que chamou de mercado clandestino de biodiesel. Segundo ela, as empresas já têm notícia sobre a utilização não autorizada de 100% de óleo vegetal para mover caminhões e máquinas agrícolas, principalmente na região Centro-Oeste do País, por agricultores. "Essa discussão renderia uma extensa palestra", lamentou a executiva.

Segundo ela, as distribuidoras, incluindo a BR, já manifestaram à Agência Nacional do Petróleo (ANP) sua preocupação. "A ANP está atuando para fiscalizar esse uso clandestino e autuar quem estiver agindo fora da lei", disse. Graça não quis comentar qual o volume de mercado que a empresa já perdeu naquela região. "Nós perdemos em alguns lugares e ganhamos em outros, o que acabou fazendo com que a BR tivesse no primeiro trimestre o maior lucro de sua história", disse.

A executiva ainda utilizou essa mesma lógica de compensar os ganhos e perdas entre as diversas regiões do território nacional para explicar a relação de preços do biodiesel. "Hoje repassamos o biodiesel para nosso revendedor pelo mesmo preço que ele compra o diesel. Em alguns casos saímos perdendo e em outros ganhando", disse, frisando que na média final a BR "sempre ganha". "Nosso negócio é garantido com as menores moedas. Nossa margem é pequena. É um negócio de centavos", argumentou.