BiodieselBR
Publicidade

Produção de biodiesel tem melhor resultado em um ano

A produção brasileira de biodiesel continua dando sinais animadores. Dados da ANP mostram que o volume fabricado em abril foi o maior em um ano.
BiodieselBR.com 2 min de leitura
A produção brasileira de biodiesel continua dando sinais animadores. Segundo dados que acabam de ser divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as usinas colocaram praticamente 346,6 milhões de litros no mercado durante o mês de abril.

A produção brasileira de biodiesel continua dando sinais animadores. Segundo dados que acabam de ser divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as usinas colocaram praticamente 346,6 milhões de litros no mercado durante o mês de abril.

A atividade das usinas vem aumentando mês a mês desde janeiro quando foram fabricados 255,3 milhões de litros – o ponto mais baixo no histórico do setor desde o último mês de vigência do B5 em junho de 2014. Do começo do ano até agora, o volume fabricado já avançou 35,7%.

A maior parte dessa recuperação aconteceu em março quando – graças à chegada do B8 – tivemos 335 milhões de litros fabricados. Foi a primeira vez em que a variação anual na produção ficou positiva – crescimento de 3,7% na comparação com março de 2016.

Estabilidade

Sob esse ponto de vista o mercado apresentou piora. Na comparação entre os meses de abril de 2017 e 2016 mostra uma contração, embora bastante pequena. A queda se limitou a 0,5%.

Contudo, vale ressaltar que, em termos de volumes absolutos, o resultado de abril é o melhor para o setor em um ano. Ele é superado apenas pelos 348,5 milhões de litros fabricados justamente em abril de 2016.

Usinas

Segundo a ANP, 32 usinas estiveram ativas em abril. Essa é a mesma quantidade de usinas ativas no mês passado. A única diferença está no fato de que a Jatai voltou a ficar inativa enquanto a Olfar de Porto Real retomou atividade.

Destas, 17 usinas reduziram a produção enquanto as outras 16 aceleraram.

A maior produtora do mês foi a ADM de Rondonópolis que fabricou pouco menos de 26 milhões de litros de biodiesel – 4,6 menos que um mês antes sendo justamente a usina que mais reduziu a produção de março para abril.

Já a Potencial foi a usina que mais aumentou a produção. A usina paranaense aumentou o volume em 7,4 milhões de litros chegado a 24,7 milhões de litros mensais.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Compartilhar: