BiodieselBR
Publicidade

Produção de biodiesel em fevereiro mostram queda menor no consumo em 2016

A ANP divulgou os dados de produção de biodiesel do mês de fevereiro com uma pequena queda na comparação fevereiro do ano passado.
BiodieselBR.com 2 min de leitura
A ANP divulgou os dados de produção de biodiesel do mês de fevereiro com uma pequena queda na comparação fevereiro do ano passado. Este ano o Brasil produziu 300.065 m³ de biodiesel 303.594 m³ do ano passado.

A ANP divulgou os dados de produção de biodiesel do mês de fevereiro com uma pequena queda na comparação fevereiro do ano passado. Este ano o Brasil produziu 300.065 m³ de biodiesel 303.594 m³ do ano passado. A queda de apenas 1,16% dá alguma esperança que a queda no consumo de diesel de 2016 não seja tão forte quanto foi em 2014.

A produção de fevereiro cresceu na comparação com o janeiro deste ano, quando se produziu 271.388 m³. Uma produção maior no segundo mês do ano não é típica. Da última vez que fevereiro superou janeiro foi em 2012. Desde 2006 a produção de fevereiro só superou a produção de janeiro quatro vezes, incluindo aqui a deste ano.

No acumulado do ano o Brasil produziu 571.453 m³, um volume 8,3% menor que o produzido em 2015. Esse consumo mostra que cada um por cento da mistura de biodiesel equivale a pouco mais de 81 milhões de litros. Em meados de 2014 quando o B7 foi colocado no horizonte pela Medida Provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff, a expectativa é que cada 1% equivalesse a 100 milhões de litros por bimestre, ou 600 milhões por ano.

Dentre as usinas a que mais produziu foi a ADM do Mato Grosso, com 25.103 m³ em fevereiro. A Oleoplan do Rio Grande do Sul ficou em segundo com 20.863 m³ produzidos. Na terceira posição ficou a Bsbios do Paraná com 16.801 m³.

E fevereiro trouxe o retorno da Cooperfeliz. A usina mato-grossense estava sem informar produção de biodiesel a ANP desde fevereiro de 2013 e agora informou 737 m³ produzidos em um único mês. Esse volume é mais de 3 vezes maior que o recorde mensal de produção anterior da usina - 234 m³ realizado em dezembro de 2012. A capacidade da Cooperfeliz autorizada pela ANP é de 2.400 m³ e o último leilão que a usina se habilitou foi o L31.

Veja aqui o histórico de produção de biodiesel.

Miguel Angelo Vedana - BiodieselBR.com
Compartilhar: