Mercado de diesel retoma trajetória de crescimento
Depois de um resultado decepcionante em abril, o mercado nacional de óleo de diesel voltou a andar para frente. De acordo com dados da ANP, as vendas do derivado em maio foram de 5,85 milhões de m³ o que representa uma alta de 3,7% na comparação anual e um novo recorde para o período.
Antes de entrar nos números mais recentes, vale ressaltar que a ANP revisou – para baixo – os dados sobre o mês anterior. Ao invés dos 5,47 milhões de m³ originais, a planilha da agência agora informa que as vendas em abril ficaram ligeiramente abaixo de 5,41 milhões de m³. Isso representa um corte de 62,6 mil m³ sobre a informação anterior.
Dessa forma, a contração de abril de 2025 frente ao mesmo período do ano passado se ampliou de 3% para aproximadamente 4,1%
Até este momento, 2025 está se saindo um ano de manual no qual as variações do mercado têm se mantido razoavelmente dentro do traçado da linha média dos 5 anos anteriores. Considerando o período entre 2020 e 2024, as vendas de diesel tiveram um crescimento médio de 5,7% de abril para maio.