PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Produção e consumo

ANP fixa metas de contratação de biodiesel em 1,04 milhão de m³ no 5B


BiodieselBR.com - 05 mai 2023 - 18:23 - Última atualização em: 08 mai 2023 - 14:18

Tudo igual. Pela primeira vez desde que o mercado de biodiesel mudou do sistema de leilões para o atual, usinas e distribuidoras terão que cumprir – quase rigorosamente – as mesmas metas de contratação. Segundo informações que foram divulgadas esta semana pela ANP, no 5º bimestre (5B) o mercado de contratação vai movimentar pelo menos 1,04 milhão de m³ de biodiesel.

Esse volume é cerca de 2,2% menor do que o que havia sido estabelecido para o 4B.

Usinas vendem mais

Nominalmente, as usinas terão que vender mais de biodiesel, mas a diferença em relação à meta fixada para as distribuidoras é ínfima. É menor que 0,3% ou 2,7 mil m³.

{viewonly=registered,special}Tudo igual. Pela primeira vez desde que o mercado de biodiesel mudou do sistema de leilões para o atual, usinas e distribuidoras terão que cumprir – quase rigorosamente – as mesmas metas de contratação. Segundo informações que foram divulgadas esta semana pela ANP, no 5º bimestre (5B) o mercado de contratação vai movimentar pelo menos 1,04 milhão de m³ de biodiesel.

Esse volume é cerca de 2,2% menor do que o que havia sido estabelecido para o 4B.

Usinas vendem mais

Nominalmente, as usinas terão que vender mais de biodiesel, mas a diferença em relação à meta fixada para as distribuidoras é ínfima. É menor que 0,3% ou 2,7 mil m³.

Desde que novo mercado foi introduzido, a diferença nas metas fixadas para as duas pontas do mercado tem girado na faixa dos 4,3% sendo que, geralmente, as usinas têm metas menores a cumprir do que as distribuidoras. Nos últimos 11 bimestres, as usinas tiveram metas maiores em apenas quatro ciclos – e isso já colocando o quinto bimestre desse ano na conta.

No total, a ANP determinou que 31 fabricantes de biodiesel terão metas a cumprir não 5B sendo que o maior volume – 142,4 mil m³ – vão caber à Be8 (ex-BSBios). Já entre as distribuidoras, as metas atingem 101 empresas, com a Vibra (ex-BR) responsável por mais de 28% da demanda de biodiesel.

Considerando que as metas correspondem a aproximadamente 80% do volume de biodiesel a ser comercializado. É possível estimar que o mercado do 5B vá movimentar em torno de 1,3 milhão de m³ de biodiesel puro.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com