PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Insumo

Petrobras está interessada em produzir e e-metanol no Brasil


BiodieselBR.com - 17 nov 2023 - 12:59

Embora seja um grande consumidor de metanol – com uma demanda em torno de 1,4 milhão de toneladas ao ano –, o Brasil não produz uma gota do insumo desde 2016. Todo o produto tem que ser importado. Isso pode mudar em breve. A Petrobras está em busca de oportunidades para a produção de metanol renovável no país.

Ontem (16), o presidente da petroleira nacional, Jean Paul Prates, esteve na Dinamarca onde assinou um memorando de entendimento com a European Energy no qual estão previstos a realização de estudos para a instalação unidade de produção de e-metanol no Brasil. O acordo é não vinculante, isso quer dizer que o investimento pode acabar não se concretizando.

Ao contrário do metanol convencional que é – normalmente – fabricado a partir do gás natural, o e-metanol é feito reagindo hidrogênio verde com dióxido de carbono de origem biogênica. Dessa forma o produto é uma opção de baixo carbono e tem sido promovido como uma solução para descarbonizar o setor de navegação em substituição do óleo combustível.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR