PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Usina de biodiesel de Quixadá recebe programa de excelência


O POVO Online - 18 mai 2012 - 12:10 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
Quixadá - 180512A Petrobras quer atingir excelência em qualidade na usina de biodiesel de Quixadá. A estatal lançou o programa 5S. Criado no Japão, o programa se baseia em conceitos desenvolvidos a partir de cinco palavras iniciadas pela letra “s”: seiri (separação), seiton (organização), seiso (limpeza), seiketsu (padronização) e shitsuke (disciplina).

Além de Quixadá, a usina de Montes Claros (MG) também recebeu a iniciativa e a de Candeias (BA), começa ainda em maio. A força de trabalho das três unidades receberá treinamento que abordará cada “S” do programa. Também serão formadas equipes que, em dezembro, farão a auditoria dos resultados alcançados, permitindo mensurar o desempenho no processo de implementação.

O objetivo é atingir a excelência em qualidade, desenvolvendo em todos os níveis hierárquicos os sensos de utilização (separar o útil do inútil), de ordenação (realizar as atividades na ordem certa), de limpeza (evitar sujar e manter o ambiente limpo), de saúde (buscar padrões de comportamento, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental) e de autodisciplina (desenvolver a auto-gestão).