PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

O andamento da usina de biodiesel da ADM em SC


BiodieselBR.com - 27 abr 2012 - 09:06
adm joacaba440-270412
A nova unidade de produção de biodiesel pertencente a gigante norte-americana do agronegócio ADM deverá ficar pronta no segundo semestre deste ano. A fábrica está sendo construída em Joaçaba e deverá ser a primeira instalada no estado de Santa Catarina.

A nova fábrica da multinacional faz parte do projeto de ampliação de uma unidade de processamento de soja que a ADM adquiriu da Sadia em 1998.

Segundo informações do responsável pelas relações institucionais da Prefeitura de Joaçaba, Paulo Afonso Silva, a empresa está investindo um total de US$ 68 milhões para ampliar a capacidade de esmagamento da unidade das atuais 600 para 1.200 toneladas de soja por dia e acrescentar uma usina de biodiesel que deverá produzir até 183,6 milhões de litros por ano. A soja virá principalmente de fazendas da região do Meio-Oeste catarinense.

A ampliação deverá gerar 20 empregos diretos e mais de 100 empregos indiretos novos. Mas os benefícios não param por aí, a ADM é a maior pagadora de impostos do município e, de acordo com estimativas da Prefeitura, o processo de ampliação deverá aumentar a arrecadação a partir da empresa entre 20% a 25%. Além disso, Afonso Silva conta que empresas de serviços, transportes e logística já estariam sondando a Prefeitura sobre a possibilidade de se instalarem por lá.

A ADM é a dona da maior usina de biodiesel do Brasil em Rondonópolis (MT) com capacidade autorizada para 486,7 milhões de litros por ano. A unidade em Joaçaba vai ampliar sua capacidade produtiva total em quase 40%.
 
Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com