PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Trabalhadores da usina da PBio em Montes Claros retornam ao trabalho


G1 - 25 out 2013 - 12:48
Greve MontesClaros_251013
Trabalhadores do setor administrativo e operários da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, subsidiária da Petrobras, em Montes Claros (MG), retornaram ao trabalho nesta terça-feira (23). A decisão foi tomada em assembleia realizada com o Sindipetro-MG. Cerca de 80% do quadro de pessoal estava em greve desde o dia 17 deste mês.

Os servidores reivindicavam, principalmente, o cancelamento do leião do campo de Libra que, mesmo com a paralisação e manifestações pelo país, acabou sendo realizado nesta segunda-feira (22), no Rio de Janeiro.

O consórcio que vai explorar o petróleo nos próximos 35 anos é formado pelas empresas Petrobras, Shell, Total, CNPC e CNOOC. A exploração será feita sob o regime de partilha – em que parte do petróleo extraído fica com a União.

"Do ponto de vista do negócio, foi um resultado razoável, mas quando se trata de petróleo é preciso, no mínimo, fazer um excelente negócio", defende o diretor do Sindipetro-MG, Gildo Roberto Almeida.

Segundo Almeida, com o leilão do campo de Libra o país perde dos pontos de vista da soberania nacional e do político. "Como ele [o petróleo] será levado para o exterior como óleo cru, não se aproveita a cadeia produtiva dentro do país, deixando de gerar emprego e renda aqui", explica.

Reajuste salarial
Outra reivindicação do sindicato era o reajuste salarial de 16,53%, sendo 11,53% com base na reposição da inflação, segundo índice do ICV-Dieese, além de 5% de ganho real, mas o valor reajustado pela Petrobras foi de 8,56%. Mesmo com valor abaixo do índice pretendido, o diretor do Sindipetro-MG considerou como um "bom acordo".