Informações

Recessão causa queda de 5,5% na produção de biodiesel no 1º tri


BiodieselBR.com - 18 mai 2016 - 13:25

No primeiro trimestre de 2016, a produção nacional de biodiesel somou 894 milhões de litros, o que corresponde a uma queda de 5,5% em relação ao mesmo trimestre de 2015, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Esse resultado reflete, principalmente, a retração na atividade econômica do País. O IBC-Br indica, no primeiro trimestre, contração de 1,44% sobre o último trimestre de 2015, ano em que o PIB encolheu 3,8%. A queda no ritmo de operação da economia é sentida de forma direta no consumo de combustíveis, especialmente de diesel, uma vez que esse é o principal combustível usado em veículos utilitários.

Ou seja, é o menor consumo do diesel B (mistura de diesel mineral ao biodiesel) que tem provocado queda na produção desse biocombustível, porque o seu consumo ocorre de forma compulsória, ao ser misturado em 7% ao diesel mineral, na comercialização em todo o território nacional.

A região Centro-Oeste respondeu por 44% de todo o biocombustível fabricado, seguida das regiões Sul (38%) e Nordeste (8%).

Nos três primeiros meses do ano, as importações de diesel fóssil recuaram aproximadamente 36% em comparação com o primeiro trimestre de 2015. Com isso, a participação do diesel importado no total de diesel vendido no Brasil caiu de 18%, em 2015, para 12%, em 2016 – ambos os resultados referem-se aos três primeiros meses do ano. Com relação ao último trimestre do ano passado, contudo, registrou-se aumento de 16% nas importações de diesel.

Assessoria Abiove
Com adaptação BiodieselBR.com