PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Proposta do setor de combustível para biodiesel afeta produção de farelo de soja, diz Abiove


Reuters - 09 abr 2020 - 10:36

Um movimento de distribuidoras de combustíveis do país visando reduzir o volume mínimo contratual para retiradas de biodiesel nas usinas, devido à menor demanda por medidas contra o coronavírus, pode afetar produção de farelo de soja do Brasil, afirmou em nota nesta quarta-feira a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Segundo a associação, uma redução da produção de biodiesel, que se daria na esteira da medida proposta por distribuidoras de combustíveis, pode comprometer parte da fabricação de 2,7 milhões de toneladas de farelo projetada para maio e junho.

Cerca de 75% do biodiesel do país é feito a partir do óleo de soja, obtido pelo processamento da oleaginosa, que resulta também em farelo de soja, matéria-prima essencial para a produção de ração para a indústria de carnes.

A Abiove disse ainda, em nota, que vê com “bastante preocupação as investidas do setor de distribuição de combustíveis para reduzir a retirada mínima do valor adquirido em leilão do patamar atual de 95% para 70%”.

Hoje as distribuidoras estão obrigadas a regirar nas usinas pelo menos 95% do volume de biodiesel que arrematarem, empresas que não atingem o piso têm que pagar multa de 10% sobre o valor do produto. Caso a proposta das distribuidoras seja aceita, patamar mínimo cairá para 70%.

“As distribuidoras esperam que com a medida os produtores de biodiesel produzam todo o volume comprado no leilão, mas abrem si mesmas a flexibilidade de retirar apenas 70% desse volume”, comentou.

Roberto Samora
Com adaptação BiodieselBR.com