PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Petrobras fechará usina de biodiesel até o final de outubro


BiodieselBR.com - 07 out 2016 - 13:33

A usina de Quixadá (CE) da Petrobras Biocombustível deverá encerrar atividades até o final deste mês. Segundo BiodieselBR.com pôde apurar junto ao Sindicado dos Petroleiros do Ceará e Piauí (Sindipetro CE/PI), os funcionários da unidade foram informados a respeito do desativamento apenas ontem (06). A Petrobras foi contatada e confirmou a desativação.

A usina de Quixadá tem capacidade instalada para fabricar até 108 milhões de litros de biodiesel ao ano o que faz dela a 24ª maior planta de produção de biodiesel do Brasil. No ano passado, ela foi a responsável pela produção de aproximadamente 87,5 milhões de litros de biodiesel – 2,2% do total fabricado no período.

No final do mês passado, a Petrobras confirmou ao mercado que vai abandonar o negócio de produção de biocombustíveis. BiodieselBR já havia noticiado em meados do ano passado a intenção da Petrobras de vender suas usinas de biodiesel.

Sinais de que a usina cearense poderia ser a primeira afetada ficaram claros há poucos dias quando a PBio não ofertou biodiesel de sua unidade cearense durante a Etapa 2 do L51. Uma situação inédita para uma usina que participou religiosamente de todos os certames realizados desde agosto de 2008 até hoje.

Com a desativação de Quixadá, a Região Nordeste passa a contar com apenas duas usinas em atividade, ambas na Bahia, a de Iraquara pertencente à Oleoplan e a de Candeias que também é da Petrobras Biocombustível.

Em nota divulgada a pouco a Petrobras diz:

Considerando que de acordo com as projeções, não haveria uma solução para a usina em curto prazo e sem novos investimentos, o Conselho de Administração da Petrobras Biocombustível optou por encerrar a produção de biodiesel no Ceará e assim focar recursos em projetos com maior rentabilidade.

A desmobilização levará em torno de seis meses e será realizada por uma equipe multidisciplinar. Os empregados próprios serão transferidos para as outras duas unidades da Petrobras Biocombustível e os empregados cedidos serão realocados em outras unidades da Petrobras.

As usinas de Montes Claros (MG) e a de Candeias (BA) continuarão a operar normalmente. A Petrobras estuda alternativas para estas unidades, em linha com as metas do seu Plano de Negócios.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com

Tags: Pbio