PBio pode se associar à Ubrabio
A Petrobras Biocombustível (PBio) pode vir a se associar à Ubrabio. A informação foi divulgada pela Agência Eixos e teria partido do gerente executivo da área de Transição Energética da petroleira, William Nozaki, durante sua participação no órum Biodiesel e Bioquerosene – evento organizado pela Ubrabio que aconteceu esta semana em São Paulo (SP).
Se vier a se confirmar mesmo, a PBio seria a segunda adesão deste ano. Em março, a Binatural [https://www.biodieselbr.com/noticias/usinas/info/binatural-se-associa-a-ubrabio-e-planeja-novos-investimentos-250326] anunciou sua associação à Ubrabio.
Hoje, a associação conta com 10 fabricantes de biodiesel que, juntos, controlam 18 usinas e um pouco mais de 6,04 milhões de m³ em capacidade produtiva. Além disso, a Ubrabio conto associados em outros elos da cadeia do biodiesel.
A entrada da PBio acrescentaria outras duas unidades produtivas – Candeias (BA) e Montes Claros (MG) – e mais 500,7 mil m³. Além disso, a Petrobras vem estudando reativar a usina de Quixadá (CE) [https://www.biodieselbr.com/noticias/usinas/info/petrobras-fechara-usina-biodiesel-final-outubro-071016] que se encontra hibernada desde 2016.
Antes de seu fechamento a usina cearense podia fabricar até 108 mil m³ de biodiesel.
Com ou sem Quixadá, a adesão da PBio faria com que Ubrabio se aproxime da Abiove como a associação setorial que conta com a maior base produtiva representada entre seus associados. Hoje, a Abiove conta com 9 fabricantes de biodiesel cuja capacidade instalada é de 6,57 milhões de m³.
Vale destacar que, como a Cargill é associada à ambas, elas têm 4 usinas e 1,53 milhão de m³ em comum.
Diesel R
Segundo a Agência Eixos, esse movimento da Petrobras procura abrir espaço para o chamado diesel R no mercado nacional de biocombustíveis.
Desenvolvida pela Petrobras, a tecnologia permite adicionar uma parcela de óleo vegetal diretamente nas correntes de petróleo que estão sendo processadas pelas refinarias. Isso resultaria num diesel que sai de fábrica com um percentual renovável.
A tecnologia já está presente em 5 das 10 refinarias da Petrobras. A petroleira vem tentando incluir o diesel R no mandato que a Lei do Combustível do Futuro criou para o diesel verde. Pelo texto da lei, até 3% do óleo diesel consumido no Brasil terá que ser composto por diesel verde; esse mandado será paralelo à mistura de biodiesel.
A aproximação entre Ubrabio e Petrobras não começou agora. Desde o final de março vêm ambas [https://www.biodieselbr.com/noticias/usinas/info/petrobras-se-reune-com-a-ubrabio-para-cria-agenda-conjunta-para-biodiesel-e-coprocessado-310326] vem realizando reuniões e criaram um grupo de trabalho para acertar uma agenda comum de pautas.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com{/viewonly}


.gif)

