PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Petrobras Biocombustível inaugura ampliação de usina de biodiesel


Assessoria Petrobras - 12 dez 2012 - 18:11
ampliacao montesclaros_121212
A Petrobras Biocombustível inaugurou, nesta quarta-feira (12), a ampliação da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro localizada Montes Claros (MG). A expansão representa um investimento de R$ 28 milhões, dos quais R$ 10 milhões foram destinados às obras e a outra parte terá foco no fortalecimento da agricultura familiar no estado. A unidade passará a produzir 152 milhões de litros por ano ano, um acréscimo de 40% em sua capacidade de 108,6 milhões de litros por ano.

Com esta nova ampliação, a capacidade de produção da usina foi triplicada em relação às instalações originais de 2009 cuja capacidade era de 57 milhões de litros por ano.

A iniciativa está alinhada ao mercado potencial para o biodiesel em Minas Gerais, segundo maior estado consumidor do País. "Com esse investimento, vamos ampliar a oferta, reduzir a necessidade de importação de outros estados para atender o mercado mineiro, ampliar os empregos e a renda agrícola na região", afirmou o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto.

A unidade gera atualmente 160 postos de trabalho no norte de Minas e já produziu até hoje cerca de 260 milhões de litros de biodiesel.

Um do protocolo de intenções assinado em janeiro com o Governo do Estado de Minas Gerais previa não apenas essa ampliação como a ampliação da do número de agricultores familiares incluídos na cadeia de fornecimento da unidade. A meta é atingir 4.500 pequenos produtores até 2014.

Usina Darcy Ribeiro
As obras e a adequação de operações foram realizadas ao longo de 2012. Desde sua inauguração, em abril de 2009, a unidade passou por melhorias estruturais e de processos que viabilizaram, entre outros avanços, o atual patamar de produção.

A unidade, que opera hoje em plena capacidade, integra o parque industrial da Petrobras Biocombustível, que opera cinco usinas – três próprias e duas em parceria com a BSBios.

O projeto de expansão da Usina Darcy Ribeiro amplia a capacidade total da PBio, para 765 milhões de litros/ano.

Com adaptação BiodieselBR.com