PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

PBio e Governo de MG assinam acordo para ampliar produção de biodiesel


Agência Petrobras - 26 jan 2012 - 15:06 - Última atualização em: 27 fev 2012 - 00:35

A Petrobras Biocombustível e o Governo do Estado de Minas Gerais assinaram, nesta quinta-feira (26/1), em Belo Horizonte (MG), protocolo de intenções que prevê investimentos de até R$ 28 milhões na ampliação em 40% da capacidade de produção da Usina de Biodiesel de Montes Claros, que passará dos atuais 108,6 milhões de litros/ano para 152 milhões de litros/ano. A cerimônia contou com a presença do governador Antônio Anastasia e do presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto.

O acordo contempla ainda o incremento da participação de agricultores familiares na cadeia do biodiesel, com a ampliação dos atuais 3.200 para 4.500 pequenos produtores até 2014. Também serão gerados mais 27 postos de trabalho na usina, que atualmente conta com 167 profissionais.

O Governo do Estado tem, entre os seus compromissos no protocolo, o incentivo à aquisição de matéria-prima e insumos em Minas Gerais, que é o segundo maior consumidor de biodiesel no País e importa o produto de outros estados para suprir sua demanda. As medidas firmadas permitirão aumento da oferta de biodiesel e redução da importação de outros estados.

Segundo o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, "com esse apoio, vamos aumentar a produção de biodiesel em Minas Gerais, ampliar a compra de matéria-prima e fortalecer a agricultura familiar. Isso significa mais renda e desenvolvimento para Minas Gerais e mais crescimento para a Petrobras Biocombustível".

Para o governador Antonio Anastasia, "o biocombustível é um segmento em que nós estamos sempre avançando e a tendência do mundo é seguir essa trilha. Não só tecnologicamente vão se criando inovações, como também o mercado as aceita muito bem. Notícias de investimentos como esse, para uma região que apresenta tantas necessidades como o Norte de Minas, traz muita satisfação e mostra que nossos esforços para levar até lá empregos de valor e diversificados têm tido resultado".

Usina de Biodiesel de Montes Claros - Inaugurada em abril de 2009, a unidade tem, atualmente, capacidade para produzir 108,6 milhões de litros de biodiesel/ano. A usina integra o parque produtor de biodiesel da Petrobras Biocombustível, que opera três unidades próprias nos municípios de Candeias (BA), Quixadá (CE) e Montes Claros (MG) e duas em parceria, em Marialva (PR) e Passo Fundo (RS). Atualmente, a Petrobras Biocombustível mantém parceria com agricultores familiares, produtores de soja, girassol e mamona no estado.

Com as cinco unidades, a Petrobras Biocombustível conta com capacidade total instalada de produção de 721,4 milhões de litros de biodiesel/ano. E, de acordo com os dois últimos leilões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a empresa se posicionou como líder em volume de vendas no Brasil.

rossetto_anastasia.jpg
Presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, assina acordo para ampliar produção de biodiesel com o governador de Minas Gerais Antônio Anastasia

Tags: Pbio