PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Oleoplan pretende investir R$148 milhões em usina de biodiesel no Pará


Agência Pará - 04 mai 2021 - 10:19

A empresa gaúcha Oleoplan, que atua no processamento de soja e produção de biodiesel, manifestou interesse em implantar, até o final de 2021, o seu primeiro empreendimento no território paraense: uma usina de biodiesel no município de Tomé-Açu, na região nordeste do Estado. O assunto foi tema de uma reunião, nesta segunda-feira (03), entre o diretor de Relações Institucionais do grupo, Leonardo Botelho Zilio, e a direção da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), com a presença do titular do órgão estadual, Lutfala Bitar.

Para a implantação em Tomé-Açu, os investimentos anunciados somam R$148 milhões e a expectativa é de que sejam gerados pelo menos 50 postos de trabalho diretos, além de milhares de empregos indiretos como reflexo direto da produção de biodiesel no Estado. Na ocasião, a empresa também tratou sobre a possibilidade de instalar uma segunda planta, no município de Marabá, na região sudeste, onde a Companhia de Desenvolvimento Econômico é responsável pela administração de um Distrito Industrial.

Segundo o diretor da Oleoplan, a instalação no Pará é estratégica, uma vez que a palma e a soja são essenciais para a produção do biodiesel. “Será muito bom poder agregar valor aqui no Pará a partir deste que é um setor em ascensão e onde nós, da Oleoplan, temos resultados importantes e destaque em âmbito nacional. A nossa vinda ao Pará vai possibilitar que o Estado, que hoje tem destaque nas regiões Norte e Nordeste na produção de palma, seja também em biodiesel, tornando possível o fornecimento desse combustível inclusive para outras regiões”, informou Leonardo Zilio.

Atualmente, a empresa já possui duas unidades de processamento de soja e produção de biodiesel no país, uma em Veranópolis (RS) e outra em Iraquara (BA). A empresa é responsável por aproximadamente 9,5% da produção nacional deste biocombustível.

De acordo com o diretor de Atração de Investimentos da Codec, Manoel Ibiapina, o Pará reforça a sua competitividade com a atração de negócios que enxergam oportunidades na matéria-prima em abundância no Estado. “O Pará é hoje o maior produtor de óleo de palma no país e isso é muito significativo para a atração de negócios como os de biodiesel, pois a matéria-prima está aqui. Nosso objetivo é colaborar com a implantação de empreendimentos como este, que traz mais emprego, renda e desenvolvimento ao Pará, principalmente por meio do Distrito Industrial de Marabá”, destacou o diretor.
 

Tags: Oleoplan