PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

O frio, o biodiesel e a solução do problema


BiodieselBR.com - 30 jul 2021 - 18:37 - Última atualização em: 02 ago 2021 - 11:46

Está circulando pelo Whatsapp o vídeo abaixo. Nele vemos um produto que seria biodiesel com uma textura amanteigada, quase sólida. O vídeo teria sido filmado ontem (29) – um dos dias mais frios do ano na Região Sul do país. O arquivo está sendo repassado na maioria dos casos com o intuito de mostrar uma hipotética falta de qualidade do biodiesel.

Mas o vídeo é só um pedaço da história. Essa história começa com definição de que nem todo biodiesel é igual. Nos leilões de biodiesel feitos pela ANP temos mais de 40 usinas participantes. No Leilão 80 elas ofereceram 11 tipos de biodiesel diferentes. E qual a diferença entre ele? O CFPP.

CFPP é a abreviação em inglês para o ponto de entupimento do filtro a frio e expressa a temperatura mais baixa na qual um determinado volume de combustível do tipo diesel ainda passa por um dispositivo de filtração padronizado.

No último leilão foi ofertado biodiesel com CFPP de -2°C, -1°C, 0°C, 1°C, 2°C, 3°C, 5°C, 8°C, 9°C, 10°C e 19°C. Cada valor desse é um produto diferente e é devidamente anunciado como tal no momento em que é ofertado.

Uma distribuidora que tenha comprado biodiesel com CFPP de 10°C não pode se surpreender se o produto endurecer quando a temperatura cair para 9°C. As distribuidoras do Sul do país não poderiam comprar biodiesel com ponto de entupimento acima de zero grau para os meses de julho e agosto.

Se o fizeram, o fizeram conhecendo o risco de viver uma situação como a vista no vídeo – supondo que o material no vídeo seja mesmo biodiesel.

E o mais inacreditável nisso tudo é, depois de 14 anos de uso obrigatório de biodiesel no Brasil, ainda seja preciso dizer que o biodiesel pode endurecer em temperaturas baixas e que é preciso dar atenção ao CFPP do produto que está comprando.

O biodiesel visto no vídeo teria sido produzido por uma empresa do Sul do país. Não vale mencionar o nome da empresa já que não é possível confirmar se realmente saiu desta usina, mas se foi mesmo dessa usina o CFPP dela no L80 foi de 5 °C.

Miguel Angelo Vedana – BiodieselBR.com