PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Francisco Turra é o novo presidente do Conselho de Administração da Aprobio


BiodieselBR.com - 18 jun 2021 - 09:15 - Última atualização em: 18 jun 2021 - 17:29

Francisco Sérgio Turra é o novo presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio). Ele substituirá o empresário Erasmo Carlos Battistella no posto. A escolha foi definida em assembleia realizada na tarde desta da quinta-feira (17) – data em que a associação completa dez anos de existência. Alberto Borges de Souza, diretor da Caramuru, será o vice-presidente da entidade.

Turra é político, advogado e comunicador formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) tendo sido prefeito da cidade de Marau (RS). Ele também foi deputado estadual e federal, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Entre 07 de abril de 1998 e 01 de janeiro de 1999 – final do segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso – foi titular do Ministério das Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

"O biodiesel está no centro de uma cadeia produtiva que emprega mais de 1,5 milhão de pessoas no Brasil (...). Com esforços de empreendedores, pesquisadores e autoridades, o Brasil desenvolveu uma cadeia altamente qualificada, tornando-se líder global em biocombustíveis.”, pontuou Turra por meio de nota distribuída à imprensa na qual declara-se honrado por assumir a Aprobio. "Preservar a força do biodiesel é essencial para o Brasil trilhar um caminho seguro no rumo do desenvolvimento sustentável, reforçando sua vocação essencialmente agrícola", completou.

A troca no comando da entidade por um político com bom trânsito em Brasília acontece num momento em que o setor se encontra bastante pressionado. Além da mistura obrigatória ter sido reduzida de 13% para 10% por ordem do Palácio do Planalto que estava temeroso que o preço do biodiesel pudesse provocar mais atritos com grupos de caminhoneiros que, desde o começo do ano, vêm ameaçando uma greve da categoria. Um grupo de associações dos segmentos de distribuição e automobilístico editou uma carta se posicionando contra novos aumentos da mistura de biodiesel.

Em resposta, o setor vem buscando formas de melhorar sua interlocução com o governo federal. Um primeiro passo nesse sentido foi a escolha do deputado Pedro Lupion para o comando da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel. A escolha de Turra para o Conselho de Administração da Aprobio parece ir na mesma direção.

Uma década

A formação do novo Conselho de Administração acontece quando a Aprobio completa 10 anos de existência. Durante esse período, a entidade foi liderada pelo empresário Erasmo Battistella, fundador da BSBios. “É com um sentimento de muita felicidade, que entrego a presidência da Associação ao ex-ministro Francisco Turra. Tenho certeza que com sua expertise, continuaremos crescendo e trilhando um caminho de sucesso”, diz.

Fundada em 2011, a Aprobio atualmente conta com oito associadas. Juntas, essas empresas reúnem 12 usinas que somam capacidade produtiva anual equivalente a 2,67 milhões de m³ de biodiesel – aproximadamente 24% do parque fabril nacional.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com