Troca do diesel fóssil por biocombustível na frota da companhia evitou a emissão de cerca de 1 mil toneladas de gás carbônico
Os primeiros caminhões movidos 100% a biodiesel a integrar a frota da JBS acaba de bater a marca de 500 mil quilômetros sem, segundo a proprietária, apresentar falhas no motor ou desgaste nos componentes. Os veículos estão em operação há cerca de 3 anos e faz regularmente a rota de cerca de 515 km que entre a cidade de Lins (SP) – onde o grupo possui uma unidade produtiva – e o Porto de Santos.
Durante todo esse período, o veículo foi abastecido exclusivamente com biodiesel fabricado a partir de sebo bovino e óleos residuais pela Biopower – subsidiária de biocombustíveis do Grupo JBS – na usina de Lins (SP). O grupo conta com o primeiro ponto de abastecimento de biodiesel homologado pela ANP.
Ao longo dos testes, o veículo demonstrou bom desempenho mecânico, sem necessidade de manutenção corretiva no motor o que levou à incorporação de outros veículos à iniciativa. No momento, a frota movida a B100 acumula mais de 1,1 milhão de quilômetro rodados. Segundo a metodologia GHG Protocol, a troca do diesel fóssil por renovável evitou a emissão de aproximadamente mil toneladas de carbono equivalente.
Conteúdo exclusivo para assinantes
Assine o BiodieselBR para ter acesso completo a todas as notícias, análises e relatórios do setor.
Assine agoraJá é assinante? Entrar