PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

BSBios vai ampliar suas duas usinas de biodiesel


BiodieselBR.com - 28 nov 2018 - 18:16 - Última atualização em: 29 nov 2018 - 10:26

A BSBios já está se preparando para a chegada do B15. A empresa anunciou ontem (27) que pretende fazer investimentos de R$ 72 milhões para expandir a capacidade produtiva de suas usinas de biodiesel em Passo Fundo (RS) e Marialva (PR). As obras deverão estar completas já a partir do ano que vem e aumentarão o potencial produtivo do grupo gaúcho em cerca de 45,8%.

Em ambos os casos, a ampliação será idêntica: cada unidade produtiva da BSBios irá de seus atuais 288 milhões de litros por ano para 420 milhões de litros por ano. Se mais nenhuma ampliação de porte for completada nesse período, Marialva e Passo Fundo escalariam quatro posições no ranking nacional de usinas e tomariam a 4ª colocação que, atualmente, está ocupada pela usina da Potencial em Lapa (PR) com 382,7 milhões de litros.

No agregado, a BSBios passaria a controlar 840 milhões de litros em capacidade instalada o que faria dela o segundo maior grupo industrial do setor, desbancando a Oleoplan cujas duas usinas – Iraquara (BA) e Veranópolis (RS) – podem fabricar 756 milhões de litros. A líder isolada continuaria sendo a Granol que tem três unidades produtivas capazes de fabricar até 1,18 bilhão de litros ao ano.

As plantas da BSBios já haviam passado por ampliações recentes. Passo Fundo havia sido ampliada em julho do ano passado. Em novembro foi a vez de Marialva.

Passo Fundo

Além do aumento da produção de biodiesel, a unidade de Passo Fundo receberá ainda outros dois investimentos importantes.

O primeiro deles será na planta de esmagamento de grãos será ampliada em 18,5% atingindo a 1,28 milhão de toneladas por ano. Além disso, será instalada uma unidade de desodorização de gordura que permitirá dobrar o uso de gorduras animais no biodiesel fabricado – de 20% para 40%.

“Com essa iniciativa estamos nos preparando para atender o aumento de mistura dos atuais 10% para 15% de biodiesel ao óleo diesel. Queremos continuar entre os três maiores produtores de biodiesel do país”, ressaltou Erasmo Carlos Battistella, fundador e presidente da BSBios.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da assessoria da BSBios