PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

BSBios e 3Tentos recebem Selo Mais Integridade do Ministério da Agricultura


BiodieselBR.com - 23 fev 2022 - 17:11

Duas fabricantes de biodiesel – a BSBios e a 3Tentos – estivaram entres as 17 empresas que receberam o Selo Mais Integridade 2021/20221. Idealizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a iniciativa destaca empresas ligadas ao agronegócio que se destaquem pela adoção de boas práticas de responsabilidade socioambiental e compliance. A cerimônia de premiação foi realizada hoje (23) em Brasília.

Realizado pela primeira vez em 2018, a premiação está alinhada ao Programa de Fomento à Integridade Pública da Controladoria Geral da União (CGU). Para que uma empresa concorra ao Selo, ela precisa comprovar que conta com um programa de compliance ativo, códigos de ética e de conduta, canais de denúncias efetivo e deve promover ações voltadas à responsabilidade socioambiental.

Tanto a BSBios quanto a 3Tentos receberam o selo verde concedido à empesas que recebem a premiação pela primeira vez. Bicampeãs recebem o selo amarelo.

20220223 SeloMaisIntegridade 1

Para Luís Dumoncel, CEO da 3Tentos, o reconhecimento é resultado de um trabalho realizado em conjunto rumo à sustentabilidade. “Acreditamos fortemente no desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro, com a preservação do meio ambiente”, comemorou.

Já o CEO da BSBios, Erasmo Battistella, lembrou que a empresa lançou seu programa de compliance em 2018. “Ficamos muito felizes com o recebimento deste Selo (...) mostrando que trabalhamos com seriedade e transparência”, destacou o empresário.

Segundo a ministra Tereza Cristina, o “sucesso do agro é um esforço conjunto” entre os setores público e privado e que o esforço na adoção de melhores práticas pode ser recompensado mais adiante. “Não tenho dúvidas que as consequências práticas serão a abertura de mercados que anteriormente seriam considerados inatingíveis”, destacou.

Em sua fala o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário, ressaltou os efeitos de longo prazo da iniciativa. “Um programa desses altera, com o tempo, a mentalidade das organizações, por meio de uma cultura de integridade”, disse.

Aprobio

Além das fabricantes de biodiesel, a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) também foi homenageada com o troféu “Associação Parceira do Selo Mais Integridade” junto com outras quatro associações setoriais. Segundo o diretor superintendente da entidade, Julio Cesar Minelli, ter duas associadas reconhecidas é “motivo de satisfação”. “É mais uma demonstração dos compromissos do setor de biodiesel para oferecer à sociedade um produto de qualidade, dentro dos parâmetros mais exigentes de responsabilidade social, ética e sustentabilidade”, elaborou.

Foram destacadas também Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Das empresas autorizadas a fabricar biodiesel no Brasil, apenas a Bunge já havia sido agraciada pelo MAPA. A multinacional esteve entre as vencedoras nas edições 2018, 2019 e 2020.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com