PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Aprobio celebra lançamento da Aliança Global dos Biocombustíveis


Aprobio - 12 set 2023 - 10:52

“O anúncio do lançamento da Aliança Global dos Biocombustíveis (GBA, na sigla em inglês) durante o encontro de Cúpula do G20, no sábado (09), reconhece internacionalmente o nosso etanol e o biodiesel como soluções imediatas para a transição energética, com benefícios sociais e econômicos”, destacou Francisco Turra, Presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO). A aliança reúne 19 países e 12 organizações internacionais e seguirá aberta a novas adesões.

A Aprobio reconhece muitos pontos da declaração conjunta do G20 que estão alinhados à pauta defendida pelo setor de biodiesel nos vários fóruns públicos em que participa. “Nós reforçamos que uma transição energética justa pode melhorar o emprego e os meios de subsistência e reforçar a resiliência econômica do país. Somos um modelo de desenvolvimento sustentável, inclusivo e justo, e assim pretendemos apoiar o cumprimento do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, destacou Turra.

Para Turra, esse elo internacional que se formaliza deve se refletir na condução ágil da aprovação do projeto de lei dos Combustíveis do Futuro aqui no Brasil, que garanta previsibilidade e segurança jurídica, com destaque para a promoção do uso do etanol, do biodiesel, dos biocombustíveis avançados (diesel verde e bioquerosene de aviação), assim como tratar dos aspectos de estímulo ao financiamento verde, para a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) e a definição do mercado de carbono.

Em comunicado, o governo brasileiro destacou também que “o uso de biocombustíveis na aviação e na navegação, para reduzir as emissões dos respectivos setores, aumentará ainda mais o consumo mundial e a necessidade de ampliação do número de fornecedores".

Os biocombustíveis são oportunidade de mercado com elevada maturidade técnica e prontos para serem introduzidos com baixo custo de transição, sem demandar a antecipação de investimentos e forçar uma renovação de frotas.

Além de contar com uma capacidade já instalada de produção, os biocombustíveis usam as mesmas infraestruturas de distribuição, de logística e de tancagem que movimentam os combustíveis fósseis. Os biocombustíveis são uma solução competitiva pronta para uso e para promover a transição energética e a descarbonização.

“Somos exemplo de matriz energética limpa com opções para aumentar a atividade econômica, agregando valor à sua grande produção agrícola e ainda promovendo a sua expansão de forma completamente sustentável. A produção de biodiesel gera emprego, renda, qualidade de vida e desenvolvimento social para a cadeia, desde o produtor rural até a prateleira do supermercado”, completou Turra.

Participaram da cerimônia os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Joe Biden (EUA), Alberto Fernández (Argentina); as primeiras-ministras Giorgia Meloni (Itália) e Sheikh Hasina (Bangladesh); os primeiros-ministros Lee Hsien Loong (Singapura), Narendra Modi (Índia), Pravind Jugnauth (Ilhas Maurício) e um representante governamental dos Emirados Árabes Unidos.