PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Abiove busca fortalecer comércio de óleo de soja com a Índia


BiodieselBR.com - 08 nov 2023 - 09:10

Os produtores de óleo de soja do Brasil querem uma fatia maior do mercado de óleos vegetais da Índia. Por esse motivo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) firmou um memorando de entendimento com a Associação de Extratores a Solvente da Índia (SEA, na sigla em inglês) – que presenta a indústria de óleos vegetais do país asiático. Pelo acordo, as ambas vão atuar em conjunto para promover o comercio de soja e derivados.

A Índia é o maior importador de óleos comestíveis do mundo, absorvendo entre 15 e 16 milhões de toneladas por ano. O óleo de soja é responsável por cerca um quarto desse volume. No ano passado, o Brasil embarcou 1,6 milhão de toneladas de óleo de soja para a Índia – 62% dos embarques totais – por um valor de US$ 2,35 bilhões.

O documento assinado entre a Abiove e SEA prevê a realização de reuniões periódicas entre importadores da Índia e exportadores do Brasil. Também estão no escopo a criação de uma plataforma institucional para promoção de parcerias e redução de barreiras ao comércio de sementes oleaginosas e seus produtos;.

“Na última década, o comércio de óleo de soja entre os dois países cresceu muito e esperamos poder continuar a contribuir para o desenvolvimento deste setor com a troca de experiências e com uma proximidade cada vez maior entre as entidades dos dois países”, diz André Nassar, presidente da Abiove.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da assessoria de imprensa da Abiove