PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Exportação

Brasil Maior quer exportar meio bilhão de litros de biodiesel em 2 anos


BiodieselBR.com - 24 jul 2012 - 10:54
brasil maior170412b
De zero a meio bilhão de litros de biodiesel exportados dentro de dois anos, este é o número apresentado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) durante a 14ª Reunião da Câmara Setorial de Oleaginosas e Biodiesel do Ministério da Agricultura realizada no início do mês. A exportação de biodiesel é a prioridade do Plano Brasil Maior para o setor.

Lançado em agosto do ano passado, o Plano Brasil Maior é uma iniciativa do governo federal que pretende dar um empurrão na competitividade de diversos segmentos da economia brasileira. Em abril, foram instituídos os 19 Conselhos de Competitividade Setoriais, um dos quais vai se dedicar ao tema das Energias Renováveis com ações relacionadas à indústria do biodiesel.

De acordo com representantes do MDIC, a maior prioridade em relação ao biodiesel será a remoção das barreiras que têm impedido a indústria nacional de acessar o mercado internacional. Até o momento, os envolvidos tinham dado poucos detalhes sobre as metas mais concretas do programa, situação que mudou com a apresentação feita no início do mês.

Para as exportações, a ideia é chegar a 500 milhões de litros já em 2014. É um salto e tanto considerando que o Brasil ainda não conseguiu exportar nada desde o estabelecimento do PNPB em 2005. Isso equivale a aproximadamente um quarto das exportações da indústria Argentina – atualmente o maior exportador global de biodiesel do mundo – que, no ano passado ficaram em pouco mais de 1,9 bilhão de litros.

Embora não esteja totalmente claro como o governo pretende chegar lá, o MDIC indica que a tributação incidente sobre os embarques do biodiesel brasileiro com destino ao exterior deverá ser zerada.

Frotas
Outro fronte no qual o Conselho de Competitividade de Energias Renováveis está trabalhando é o incentivo ao uso de misturas maiores, além dos atuais 5%, em frotas cativas e projetos de uso experimental. A ideia é que em 2014 esses dois mercados somem 250 milhões de litros anuais, contra os atuais 8,8 milhões registrados no ano passado.

Segundo um levantamento da ANP, em 2011 havia um total de 13 iniciativas para o consumo de biodiesel em proporções maiores. O plano é elevar esse número para 30.

Palestra
O diretor do Departamento de Competitividade Industrial do MDIC, Alexandre Comin, é um dos convidados para a Conferência BiodieselBR, com uma palestra sobre a exportação de biodiesel. O evento acontece dentro de dois meses em São Paulo. Mais informações aqui.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com