Usina paulista tem autorização de exportação cancelada
Em meio à uma nova onda de concessões de autorizações para exportação, usina paulista perde o direito de importar e exportar biodiesel.
BiodieselBR.com ··2 min de leitura
Texto
Em meio à onda de concessões de autorizações, usina perde o direito de importar e exportar biodiesel.
A situação da Bioverde está cada vez mais melancólica e ela já não está mais autorizada a exercer a atividade de exportação e de importação de biodiesel. A usina paulista teve ambas as autorizações cassadas no Diário Oficial da União de hoje (16) pela Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Os cancelamentos foram realizados a pedido da própria empresa.
Instalada em Taubaté (SP), a Bioverde já foi uma das empresas mais ativas no setor. Até 2011, a fabricante parecia avançar de vento em popa com planos para a realização de uma oferta pública de ações e a construção daquela que – na época – seria a maior usina do país.
De lá para cá, no entanto, as ambições da Bioverde foram bastante reduzidas. A última vez que ela vendeu biodiesel foi em junho de 2012 durante o 26º Leilão da ANP, mesmo assim o volume – 277 mil litros – foi ínfimo para uma empresa que chegou a comercializar 24,8 milhões de litros no L21. Desde o 30º Leilão, a empresa sequer vem se dando a trabalho de se habilitar para os certames.
Apesar disso, a usina da Bioverde ainda é uma usina com capacidade relevante. Ela tem pode fabricar até 181,1 milhões de litros por ano o que faz dela uma da 20 maiores do país e a 2ª maior no estado de São Paulo.
Como ela ainda tem todas as autorizações necessárias, em tese, poderia voltar a operar a qualquer momento.