PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Autorizações

Biocapital comenta o cancelamento de sua autorização


BiodieselBR.com - 28 mai 2012 - 16:15 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
Qualidade-280512Na última sexta-feira (25), a Biocapital sofreu um duro golpe. A usina de Charqueada (interior de São Paulo) teve suas autorizações de operação e comercialização canceladas pela Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo o diretor financeiro da empresa, Luís Flávio Pierri, a direção da companhia vai se reunir hoje para decidir quais serão os próximos passos.

“Já estávamos sabendo que nossas autorizações seriam cassadas porque tivemos uma reunião com o [diretor da ANP] Allan Kardec”, conta Pierri em referência ao encontro entre a direção da ANP e a Biocapital na manhã da última quinta-feira (24 de maio).

Segundo Pierri, para a ANP o caso está encerrado e a empresa tem duas alternativas pela frente. Ela pode procurar a justiça tentando obter um mandado de segurança contra a decisão da agência ou entrar com os pedidos para obter novas licenças. “Como a gestão da Biocapital mudou, poderíamos pedir uma nova licença para a ANP”, informa, acrescentando que, desde que a empresa está sob novo comando, os problemas de qualidade foram sanados. 

Ele também questiona parte dos méritos da decisão da ANP. “Quando recebemos a segunda autuação, que acabou levando à cassação, os resultados obtidos a partir da contraprova foram muito diferentes dos obtidos no primeiro teste”, reclama.

De uma forma ou de outra, Pierri diz que a empresa já vinha trabalhando com a ideia de diversificar sua produção no sentido de entrar no ramo da oleoquímica. “A diversificação era um processo que já estava acontecendo de uma forma ou de outra. Ele vai ser acelerado a partir de agora”, completa o diretor.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com