PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
BiodieselBR

O que precisa mudar no setor de biodiesel


BiodieselBR.com - 24 set 2012 - 11:21
erasmo-240912
Dentro do segmento de biodiesel Erasmo Battistella dispensa apresentações. Além de fundador da BSBios – uma das maiores e mais atuantes usinas brasileiras –, o empresário também foi central na formação da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), sendo eleito como primeiro presidente da entidade, e da Associação Brasileira dos Produtores de Canola (Abrascanola).

Ele será um dos palestrantes do primeiro dia da Conferência BiodieselBR 2012 onde vai falar sobre “O que precisa mudar no setor de biodiesel”.

Segundo Battistella, a expectativa para o evento é que ele agregue discussões e assuntos que “possam trazer novos horizontes para o setor” em especial – mas não restrito – ao novo marco regulatório. “Espero que possamos falar sobre os motivos de ainda não termos o novo marco e para onde podemos ir. Também sobre a exportação de agroenergia e o posicionamento do Brasil nesse setor”, diz.

Dados inéditos
Ele também informa que no evento serão divulgados em definitivo os resultados de uma ampla pesquisa sobre o setor de biodiesel elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas econômicas (FIPE) elaborada por encomenda da Aprobio. “Durante minha fala vamos ter um detalhamento de como chegamos a esses dados”, adianta. O palestrante espera incentivar uma discussão mais qualificada sobre os efeitos positivos que o biodiesel tem na macroeconomia do país.

“Mesmo ainda sendo muito jovem, o setor de biodiesel é muito promissor para o Brasil”, completa. Ele ressalta que boa parte das melhores oportunidades econômicas criadas por essa nova indústria estão concentradas na produção de matérias-primas, situação que cria um efeito importante de transmissão da riqueza produzida pela atividade.

Na opinião de Erasmo, esse também tem sido um dos pontos cegos no debate que tem se focado demais sobre a metade industrial da equação. “Quando você fala em expansão do mercado de biodiesel, o público logo pensa em novas usinas ou em ampliações. Isso traz um desequilíbrio muito grande para o debate por causa da parte agrícola e é uma compreensão que ainda precisamos amadurecer mais”, ressalta.

Nesse sentido ele elogia o “ambiente democrático” de discussões da conferência. “Eu participo desde a primeira e ela [a Conferência BiodieselBR] tem sido um palco importante para buscar e levar informações do setor. Onde podemos discutir o que está e o que não estão dando certo”, completa.

Conferência BiodieselBR
Data: 1 e 2 de outubro de 2012
Local: São Paulo - SP
Inscrições: www.conferencia.biodieselbr.com
Telefone: 41 3013 1703

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com
Tags: C2012