PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
RenovaBio

Pesquisadores se unem para primeira formação EAD no Renovabio


RPA News - 17 abr 2020 - 09:46

Embrapa, Agroicone, Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) e Fundação Espaço ECO lançaram nessa quarta-feira (15) um curso educacional à distância para o uso da Renovacalc – ferramenta que calcula a intensidade de carbono dos biocombustíveis usada pela Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio).

O curso é voltado para profissionais que trabalham na cadeia de combustíveis renováveis e foi desenvolvido em uma parceria entre as instituições.

O RenovaBio fornece uma importante contribuição para melhoria dos processos ambientais, gestão de riscos e relações com fornecedores. Além disso, promove a expansão dos biocombustíveis na matriz energética, com ênfase na regularidade do abastecimento de combustíveis; e assegura previsibilidade para o mercado de combustíveis, induzindo ganhos de eficiência energética e de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa na produção, comercialização e uso de biocombustíveis.

O curso tem duração prevista de 26 horas e não tem um calendário pré-definido, os interessados podem se inscrever e realizar as atividades a qualquer momento. Ao final do curso é emitida uma declaração de frequência para os alunos que cumprirem 85% das atividades do curso.

Os treinamentos serão ministrados por profissionais responsáveis pelo desenvolvimento da RenovaCalc. O método de cálculo da intensidade de carbono incorporado na ferramenta foi criado por um grupo de especialistas da Embrapa, Unicamp, CNPEM/LNBR e Agroicone.

A calculadora atribui notas diferentes para cada produtor e importador de biocombustível que refletem a quantidade de gases de efeito estufa que os biocombustíveis emitem a menos que os combustíveis fósseis que vierem a substituir.

Iniciativas similares já foram realizadas em modalidade presencial sete vezes capacitando 259 participantes. A formação em EAD veio para ampliar o acesso.

“Desenvolvemos o treinamento em parceria com a Embrapa Meio Ambiente, Agroicone e Fundação Espaço Eco, Extecamp e Unicamp,.na busca por ajudar todos os participantes a preencherem a calculadora com segurança”, acrescenta Michelle Tereza Scachetti, analista de sustentabilidade aplicada da Fundação Espaço ECO.

Inscrições podem ser feitas clicando aqui.

RPA News
Com adaptação BiodieselBR.com