BiodieselBR

Delta consegue certificação para a emissão de CBios

Setor de biodiesel já conta com 12 unidades produtivas autorizadas a emitir CBios; capacidade do setor supera 3,5 milhões de unidades anuais

BiodieselBR.com 4 min de leitura

Mais uma usina de biodiesel foi autorizada pela ANP a passar a emitir Créditos de Descarbonização (CBios). A Delta de Rio Brilhante (MS) teve seu direito à emissão dos títulos que serão negociados por meio do mercado de carbono criado pela Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio) e já se encontra em pleno funcionamento na B3 desde a segunda-feira passada (27).

Com a liberação da Delta, o setor de biodiesel passa a contar com 12 usinas certificadas no Renovabio. Ao todo, essas plantas poderão colocar um pouco mais de 3,5 milhões de CBios no mercado por ano. Outras 10 plantas estão com pedidos pendentes junto à ANP o que pode acrescentar mais 1,9 milhão de CBios à capacidade de oferta do setor.

Apenas as usinas já autorizadas representam 12,3% do número de créditos que as distribuidoras precisam comprar este ano para atender às metas de descarbonização que foram oficializadas pela ANP no final de março.

Mais uma usina de biodiesel foi autorizada pela ANP a passar a emitir Créditos de Descarbonização (CBios). A Delta de Rio Brilhante (MS) teve seu direito à emissão dos títulos que serão negociados por meio do mercado de carbono criado pela Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio) e já se encontra em pleno funcionamento na B3 desde a segunda-feira passada (27).

Com a liberação da Delta, o setor de biodiesel passa a contar com 12 usinas certificadas no Renovabio. Ao todo, essas plantas poderão colocar um pouco mais de 3,5 milhões de CBios no mercado por ano. Outras 10 plantas estão com pedidos pendentes junto à ANP o que pode acrescentar mais 1,9 milhão de CBios à capacidade de oferta do setor.

Apenas as usinas já autorizadas representam 12,3% do número de créditos que as distribuidoras precisam comprar este ano para atender às metas de descarbonização que foram oficializadas pela ANP no final de março.

Ao menos por enquanto, as distribuidoras de combustíveis estão obrigadas a comprar o equivalente 28,7 milhões de CBios ainda este ano. Sabe-se, no entanto, que o Ministério de Minas e Energia (MME) vem estudando reduzir essa exigência para a acomodar a redução no consumo de combustíveis causado pela pandemia do coronavírus.

As usinas de etanol autorizadas têm capacidade nominal para gerar até 70,2 milhões de CBios. A capacidade efetiva, no entanto, vai ficar bem abaixo disso.

Delta

Sozinha, a usina de Rio Brilhante vai poder emitir até 266,6 mil CBios por ano. O montante está ligeiramente acima daquele que constava do relatório preliminar que a empresa apresentou em sua consulta pública no começo de fevereiro. Na ocasião, os números apresentados permitiam estimar a emissão de 265,7 mil CBios por ano.

A mudança foi na fração da produção da Delta que poderá ser contabilizada para a emissão de CBios. No relatório preliminar, a empresa queria certificar 45,7% de sua produção. O certificado definitivo, no entanto, permite emitir CBios para 45,9% da produção. A Nota de Eficiência Energético-Ambiental (NEEA), por seu lado, ficou nos mesmos 81,2 gCO2eq/MJ que haviam sido informados originalmente.

Nominalmente, a usina de Rio Brilhante pode fabricar até 216 milhões de litros de biodiesel por ano. A produção efetiva da planta, contudo, é bem inferior ao teto. No ano passado, a planta fabricou 113,9 milhões de litros. Esse volume permitiria a emissão de 140,6 mil CBios.

Embora o mercado ainda não tenha fixado um preço para os CBios, o MME trabalha com uma estimativa de que cada título poderia ser negociado por cerca US$ 10. Usando esse valor e a produção do ano passado como parâmetros, a Delta poderia faturar até R$ 7,8 milhões no mercado de descarbonização.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com

Compartilhar: