PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Regulação

[Erramos] Reunião do CNPE termina sem decisão sobre B10


BiodieselBR.com - 08 jun 2017 - 10:20 - Última atualização em: 08 jun 2017 - 14:21

Embora a antecipação do B10 tenha sido debatida na reunião de hoje do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a decisão foi por uma “sinalização” em favor da medida e não por sua aprovação como BiodieselBR.com havia noticiado. Embora não tenha nenhum efeito prático imediato, ela aponta para uma disposição favorável pela antecipação do aumento de mistura.

Em nota publicada por sua assessoria de imprensa, o Ministério de Minas e Energia informa que “está finalizando tratativas junto aos produtores de biodiesel, distribuidoras e fabricantes de veículos automotores e levará o assunto em breve a apreciação do CNPE”.

Se a propostas for mesmo aceita, a mistura chegará um ano antes do que previa a Lei 13.263/2016. Isso representaria um salto de dois pontos percentuais – o mercado iria diretamente do B8 para o B10 daqui a cerca de nove meses. A decisão deixaria de fora o passo intermediário previsto anteriormente, o B9.
Isso atende a uma exigência dos distribuidores de combustíveis que querem mais tempo para adaptarem as estruturas de suas bases e confirmaria uma tendência que havia sido antecipada pela BiodieselBR na semana passada.

Os fabricantes, no entanto, devem continuar pressionando para que o B9 chegue ainda este ano. Nessa última sexta-feira (02), a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) teve uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, no qual defendeu essa proposta.

Erramos (08/06/2017 - 14h15): Inicialmente a BiodieselBR.com informou que o CNPE havia aprovado a antecipação do B10, no entanto, conforme duas fontes envolvidas com a reunião do CNPE, a decisão que havia sido tomada no início do encontro foi alterada ao final para uma sinalização. Assim, uma decisão definitiva não foi tomada. O texto acima foi alterado para refletir o novo posicionamento.
 
Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com