PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Ubrabio parabeniza Lula e pede prioridade na produção de combustível renovável


Valor Econômico - 03 nov 2022 - 09:38

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) parabenizou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória no segundo turno das eleições e reforçou sua demanda para que a transição do combustível fóssil por renovável seja uma prioridade do país.

"A indústria nacional tem pressa. Hoje, a ociosidade nas usinas de biodiesel é superior a 50%, e diversas unidades estão lutando dia após dia para não fechar as portas", diz nota emitida pela entidade nesta quarta-feira. "Clamamos ao novo governo: previsibilidade e segurança jurídica, a fim de que os empresários do setor possam retomar investimentos e contratações".

A Ubrabio cobrou o cumprimento do cronograma de aumento da mistura do biodiesel ao diesel fóssil, hoje em 10% devido a cortes feitos pelo atual governo, quando deveria estar em 14%. "Precisamos retomar esse cronograma de aumentos já em 2023 e seguir evoluindo até alcançarmos o B20 em 2028", completou.

A entidade ainda ressaltou que a COP27, que será realizada no Egito a partir de domingo, é mais uma oportunidade para buscar soluções para a transição energética, e disse que o Brasil tem todos os instrumentos para ser a solução desta meta global. "O biodiesel precisa ser percebido pelo conjunto das externalidades positivas para a sociedade e para o meio ambiente".

Rafael Walendorff – Valor Econômico