Política

"Devemos resolver a questão do diesel nesta semana", afirma Bolsonaro


IG - 19 out 2021 - 09:08

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o governo deve resolver nesta semana a questão sobre o aumento no preço do diesel. A declaração foi feita durante a cerimônia de lançamento da Jornada das Águas em São Roque de Minas (MG) nesta segunda-feira (18).

"Se Deus quiser, nós resolveremos, nesta semana, a questão do auxílio emergencial, como também devemos resolver, nesta semana, a questão do preço do diesel", afirmou ele.

"As soluções não são fáceis, mas nós temos obrigação de mostrar a origem do problema e como resolvê-lo. Sabemos que o mundo todo está tendo uma inflação muito acima do esperado", continuou Bolsonaro.

No último mês, a Petrobras anunciou um aumento de 8,9% no preço do óleo diesel nas refinarias . Com isso, o valor médio do combustível nas bombas já chega a R$ 4,96, segundo dados mais recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Diante desse cenário, caminhoneiros prometeram realizar uma greve de no mínimo 15 dias, a partir do dia 1º de novembro. Além da redução do preço do diesel, a categoria também pede a "defesa da constitucionalidade do Piso Mínimo de Frete" e o retorno da aposentadoria especial após 25 anos de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Gabrielle Gonçalves – IG