PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Ciro Nogueira e Bento Albuquerque se reúnem no Planalto para discutir alta do diesel


Valor Econômico - 10 mai 2022 - 08:25

Os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) se reuniram na tarde desta segunda-feira no Palácio do Planalto. Em pauta, o reajuste de 8,87% no valor do diesel anunciado mais cedo pela Petrobras.

Segundo o Valor apurou que, por enquanto, não haverá nenhuma medida para mitigar os efeitos do aumento. As conversas sobre o tema devem prosseguir pelos próximos dias.

A nova alta afeta diretamente um público cativo do presidente Jair Bolsonaro, os caminhoneiros. E, mais grave do que isso, tem impacto na inflação, que já vem fustigando a população brasileira no ano em que Bolsonaro tentará se reeleger.

O presidente acentuou nos últimos dias suas críticas à política de preços da Petrobras e aos lucros da companhia.

Na última quinta-feira, passou 30 minutos de sua "live" semanal nas redes sociais fazendo ataques ferinos à empresa, que estava prestes a divulgar seu balanço trimestral.

Na transmissão, ele classificou os lucros da empresa como "um estupro" e "um crime inadmissível", afirmando que os acionistas da empresa estavam ganhando dinheiro às custas da população.

No sábado, em um evento no Rio Grande do Sul, voltou a criticar a empresa dizendo que "o Brasil não aguenta mais o reajuste de combustível, numa empresa que fatura dezenas de bilhões às custas do nosso povo".

Fabio Murakawa – Valor Econômico