PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

Tumulto marca início do 25º leilão e disputa é adiada


BiodieselBR.com - 27 fev 2012 - 14:45 - Última atualização em: 08 mar 2012 - 23:03

Embora o 25º Leilão de Biodiesel da ANP estivesse marcado para começar hoje às 10h01 pelo horário de Brasília, até agora nenhuma gota de biodiesel foi vendida. Um atraso como esse é inédito na história dos leilões de biodiesel.

Depois de manter o setor esperando no escuro por mais de uma hora, a ANP se limitou a enviar uma mensagem informando que a sessão seria suspensa até às 14h de hoje por “razões operacionais”.  Não está claro o que o pregoeiro Eduardo Pessanha – que conduz os certames para a ANP desde o 24º leilão – quis dizer com essa vaga expressão.

Este leilão teve início com muitas dúvidas sobre quais seriam as usinas que poderiam participar da disputa. Entre os documentos que as empresas deveriam apresentar, passou-se a exigir a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), e algumas empresas de grande porte ainda aparecem com a situação irregular para o documento.

Mandado de Segurança
A equipe de BiodieselBR descobriu no site do Tribunal Regional Federal da 2ª Região o que pode ser a explicação de todo esse transtorno.

Nele é possível consultar o Processo Nº 0002292-43.2012.4.02.0000 no qual a usina goiana Bionasa aciona a ANP na tentativa de reverter a punição que recebeu por não ter cumprido o percentual mínimo de entregas dos volumes que arrematou no 23º Leilão.

BiodieselBR tentou contatar tanto a Bionasa quanto a ANP para saber mais a respeito da situação desse processo e tentar confirmar se é isso o que está bloqueando o começo da disputa. Até agora, nenhuma das duas respondeu à nossas solicitações.

Todos os detalhes do leilão podem ser acompanhados na cobertura em tempo real aqui.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com

Tags: L25