Leilões de biodiesel

ANP publica homologação do L72 no Diário Oficial


BiodieselBR.com - 28 abr 2020 - 12:00

Apesar do atraso de mais de uma semana na realização das etapas comerciais do 72º Leilão de Biodiesel (L72), a ANP conseguiu garantir que a homologação dos resultados saísse em tempo para que os contratos entre a Petrobras e as usinas de biodiesel fossem se assinados antes da virada do bimestre. O aviso que oficializa o resultado do certame foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) de hoje (28).

Tipicamente, a homologação do leilão é publicada no portal da ANP alguns dias antes de sua confirmação no DOU. Dessa vez, a ordem foi invertida pela ANP – até o fechamento deste texto o arquivo ainda não havia sido disponibilizado.

Quanto aos números divulgados não houve qualquer novidade: as distribuidoras demandaram 1.020,2 mil m³ de biodiesel para garantir a mistura obrigatória durante o terceiro bimestre do ano e 400 m³ para o mercado autorizativo. O processo deverá movimentar um pouco mais que R$ 2,79 bilhões.

Vale ressaltar, no entanto, nesse leilão as distribuidoras poderão deixar de retirar até 20% do volume contratado sem ter que pagar multas – normalmente o percentual é de 5%. A flexibilização dos contratos foi autorizada pela ANP para aliviar as incertezas causadas pela pandemia do coronavírus sobre o mercado de combustíveis.

Uma cópia do arquivo publicado no DOU pode ser acessado clicando aqui.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com