PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Motores

Siemens desenvolverá trens movidos à hidrogênio


Click Petróleo e Gás - 14 out 2020 - 09:46

Nessa segunda-feira (13), a Siemens Energy e a Siemens Mobility divulgaram que trabalharão em conjunto para desenvolver trens movidos à hidrogênio. O projeto visa a criação de um conjunto de soluções de hidrogênio para o transporte ferroviário, com oferta aos clientes para promover o hidrogênio na economia da Alemanha e da Europa.

Desde o spin-off e abertura de capital em 28 de setembro de 2020, a Siemens Energy não faz mais parte do Grupo Siemens. A Siemens AG é a maior acionista da Siemens Energy AG. A Siemens Mobility GmbH, que pertence à Siemens AG, e a Siemens Energy AG assinaram acordo de cooperação em pesquisa para dar continuidade à expansão de seus esforços na promoção da mobilidade por meio do hidrogênio.

A Siemens Energy comercializa os sistemas e as soluções necessárias para a geração e fornecimento de hidrogênio verde, enquanto a Siemens Mobility foca em soluções de transporte ferroviário, incluindo a manutenção necessária de trens e equipamentos de estação. As duas empresas pretendem desenvolver uma solução de infraestrutura de hidrogênio padronizada para abastecer trens da Siemens Mobility e, posteriormente, oferecer essa mesma solução para clientes específicos.

Nos próximos 20 anos, milhares de trens diesel-elétricos de múltiplas unidades serão substituídos sucessivamente por alternativas mais ecológicas na Europa. Há composições movidas a diesel ainda em serviço atualmente, em rotas ferroviárias não eletrificadas. Na Alemanha, por exemplo, essas rotas representam cerca de 50% de toda a rede ferroviária do país. Motores abastecidos com baterias e hidrogênio deverão substituir essas unidades.

Paulo Nogueira – Click Petróleo e Gás
Com adaptação BiodieselBR.com