Sedã a diesel bate recorde e roda 2.831 km com um tanque
Um Skoda Superb movido a diesel mostrou que os motores a combustão ainda têm espaço para brilhar. Isso porque o sedã conseguiu rodar 2.831 km com apenas um tanque de combustível abastecido com diesel.
A jornada teve início na Polônia, com o piloto campeão de rali Miko Marczyk no volante. O trajeto completo incluiu um percurso de ida e volta entre o território polonês e Paris, sem reabastecer uma única vez.
Skoda Superb: ‘irmão’ do VW Passat
O veículo usado foi um Skoda Superb 2.0 TDI de 150 cv — irmão do Volkswagen Passat — sem modificações estruturais significativas. As únicas alterações foram o uso de molas esportivas rebaixadas e pneus de baixa resistência ao rolamento, para reduzir o atrito com o solo.
O consumo médio registrado pelo carro foi de 38,3 km/l. Com o desempenho registrado, o Skoda Superb conseguir entrar para o Livro dos Recordes como o carro que percorreu a maior distância com um único tanque.
O sucesso da jornada foi garantido pela estratégia de condução de Marczyk, que combinou experiência de rali com foco na eficiência. O piloto manteve uma velocidade média de 80 km/h e usou técnicas avançadas, como a manutenção correta da pressão dos pneus, uso constante do modo Eco e aproveitamento do vácuo aerodinâmico de caminhões.
Mesmo com o resultado positivo, ele enfrentou dificuldades climáticas, como temperaturas próximas de 1ºC na Alemanha, e subidas longas que aumentaram o consumo momentâneo.
Tom Schuenk – Autopapo
 
                
         
           
           
           
           
          